Geral

Governo do ES abre mais 47 leitos de UTI para coronavírus no Hospital Dório Silva

Atualmente, os leitos de UTI destinados a pacientes com covid estão com 95,68% de ocupação em todo o Espírito Santo

Foto: Reprodução / Twitter

Com o objetivo de ampliar o atendimento da população capixaba na rede pública de saúde, o Governo do Estado abriu 47 novos novos leitos para tratamento exclusivo de pacientes com covid-19 no Hospital Dório Silva, na Serra. O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande neste sábado (27).

Dos novos leitos abertos 20 leitos são de destinados à Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), 15 deles são para UCI (semi-intensivo) e 12 de enfermaria.

O anúncio das novas vagas chega no momento em que a taxa de ocupação chega a 95,68% no Espírito Santo. As informações são do Painel de Ocupação de Leitos Hospitalares atualizado na manhã deste sábado (27). 

Leia também: Covid 19: Espírito Santo tem 96% de ocupação de leitos de UTI, aponta secretário Nésio

O número representa um total de 791 pacientes internados em estado grave na terapia intensiva, levando em consideração um total de 823 leitos do tipo. Já os leitos de enfermaria exclusivos para o tratamento da doença, somam 789 em todo o Espírito Santo. Destes, 83,90% estão ocupados.

Ao todo, somados os leitos de enfermaria e UTI, o estado possui 1.603 leitos ativos para o atendimento de pessoas infectadas pela covid-19, com uma taxa de ocupação geral de 88,66%.

Ocupação nos hospitais

O Painel de Ocupação de Leitos Hospitalares mostra que, pelo menos nove hospitais capixabas, não possuem mais leitos em UTI para tratamento de nenhum tipo de doença. Ao levar em consideração os leitos de UTI exclusivos para o tratamento da covid-19, o cenário é ainda pior: são 11 hospitais com 100% de ocupação.

Os números são relativos à oferta de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) nas redes pública, privada e filantrópica. A lotação acontece em hospitais espalhados por todo o Espírito Santo, inclusive em unidades onde recentemente foram abertos mais leitos.

Na Grande Vitória, não há mais leitos para nenhum tipo de atendimento em UTIs no Hospital Evangélico de Vila Velha. No Hospital Central, já são 100% de leitos de UTI para covid-19 ocupados e cerca de 92% dos leitos UTI gerais. Já no Hospital Infantil, 85,71% de ocupação nos leitos UTI covid-19 e 92,00% nos leitos de UTI gerais.





Pontos moeda