Geral

Instituto emite alerta de chuvas intensas, raios e rajadas de vento para 60 cidades do ES

Municípios da Grande Vitória estão incluídos em aviso do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, que também é válido para outros estados

Foto: Marcia Bertoldi

O Espírito Santo sofre com as fortes chuvas e parece que ainda não está livre das tempestades. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitiu um novo alerta de chuvas intensas e vendaval para 60 municípios capixabas listados no aviso meteorológico nesta sexta (12) e em vigor até às 9 horas deste sábado (13).

Nos municípios listados, haverá condições favoráveis para chuva forte com raios e rajadas de vento, além de volumes pontuais significativos. Além do Espírito Santo, o alerta é válido para diversos outros estados como Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro, por exemplo.

Previsão do tempo

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), nesta sexta-feira a umidade trazida pelos ventos costeiros mantêm as condições de instabilidade.

No sábado (13) a previsão é de chuva rápida entre a madrugada e manhã com pouca nebulosidade nos demais horários. Além disso, há previsão de pancadas de chuva em pontos isolados das regiões Sul e Serrana. Não há expectativa de chuva nas demais áreas capixabas.

Ainda segundo o Incaper, no domingo (14) pode acontecer chuva esparsa no Norte do ES. Previsão de pancadas de chuva em pontos isolados das regiões Sul e Serrana. O sol volta a brilhar entre nuvens na região metropolitana.

Veja a lista das cidades sob o aviso:

Afonso Cláudio 
Alegre
Alfredo Chaves
Alto Rio Novo
Anchieta
Apiacá
Aracê
Aracruz
Atilio Vivacqua
Baixo Guandu
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Castelo
Colatina
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Fundão
Guaçuí
Guarapari
Ibatiba
Ibiraçu
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itaguaçu
Itapemirim
Itarana
Iúna
Jerônimo Monteiro
João Neiva
Laranja da Terra
Mantenópolis
Marataízes
Marechal Floriano
Marilândia
Mimoso do Sul
Muniz Freire
Muqui
Nova Almeida
Pancas
Piúma
Presidente Kennedy
Rio Novo do Sul
Santa Cruz
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
São José do Calçado
São Roque do Canaã
Serra
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Velha
Vitória
Pontos moeda