Geral

Paralisação: ônibus são impedidos de sair das garagens na manhã desta segunda-feira

Pontos da Grande Vitória já estão lotados

Foto: Leitor / WhatsApp
Foto tirada na manhã desta segunda-feira em uma garagem de Cariacica

Ônibus estão impedidos de saírem das garagens na manhã desta segunda-feira (8), na Grande Vitória. A paralisação dos rodoviários é uma reivindicação pela volta dos cobradores de ônibus às roletas dos ônibus, que estão afastados de suas funções desde o início da pandemia. 

De acordo com informações de uma fonte do jornal online Folha Vitória que trabalha no sistema Transcol, apenas os ônibus com ar condicionado foram liberados para circular. 

A situação já provoca reflexos nos pontos de ônibus dos municípios. Na Serra, no bairro Nova Carapina, algumas pessoas já estão até voltando para casa. 

Nayne Oliveira/ Folha Vitória
Reprodução/Leitor WhatsApp

"Estou desde as 05h da manhã, faço hemodiálise, dependo do serviço público. Eu não fiquei sabendo de nada, simplesmente fomos pegos de surpresa mais uma vez", contou uma passageira à reportagem do Folha Vitória. 

Posicionamento

Em nota, a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e a Ceturb-ES,  esclarecem que a suspensão da atividade do cobrador no interior nos ônibus do sistema de Transporte Público da Região Metropolitana da Grande Vitória (Sistema Transcol) permanece enquanto perdurar o Estado de Calamidade Pública declarado em virtude de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional, declarado pela Organização Mundial da Saúde em 30 de janeiro de 2020, em decorrência da Infecção Humana pelo novo coronavírus (COVID-19).

Após reunião realizada com Secretaria Estadual de Saúde/Vigilância Sanitária onde foi discutido o agravamento da crise de Pandemia no país e no Estado do Espírito Santo, foi orientado que não seja autorizado, neste momento, o retorno da atividade dos cobradores no interior dos ônibus do sistema Transcol.

Desta forma, as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus implementadas, entre elas a utilização obrigatória do CartãoGV pelos usuários do sistema de transporte; e suspensão da atividade do cobrador no interior dos coletivos permanecem enquanto durar o Estado de Calamidade Pública no Estado.

A Semobi informa ainda que já vem discutindo e está finalizando o plano de retorno dos cobradores s atividades para ser posto em prática quando for encerrado o estado de Calamidade e /ou estiver em consonâncias com às autoridades de saúde. Em relação a este plano, a Semobi adianta que o pagamento em dinheiro no interior dos coletivos permanecerá suspensa, mesmo depois do retorno dos cobradores as suas atividades. Os cobradores também devem retornar as suas atividades a bordo apenas em horários pré-determinados, como os de pico para auxiliar na comercialização de créditos do CartãoGV via pagamento com cartão de crédito ou débito.

Vale ressaltar que todos os profissionais afastados estão recebendo integralmente seus salários. Ao promover o movimento de paralisação de transporte coletivo neste momento, a Semobi entende que isso somente põe em risco a saúde de trabalhadores e de passageiros do Sistema, além de gerar transtornos para diversos segmentos econômicos, sociais e à própria saúde pública. Além disso, o movimento também descumpre decisão judicial proferida pela justiça do trabalho que impede qualquer movimento de paralisação do transporte público na Região Metropolitana da Grande Vitória.


Pontos moeda