Geral

Seis cidades do ES aderem à consórcio para comprar vacina contra a covid-19

Serra, Linhares, Aracruz, Itapemirim, Venda Nova do Imigrante e Ibitirama se juntaram a outras 1.697 municípios a fim de agilizar aquisição do imunizante

Foto: Divulgação

Seis cidades do Espírito Santo aderiram a um consórcio de prefeituras para agilizar compras de vacinas contra a covid-19. Serra, Linhares, Aracruz, Itapemirim, Venda Nova do Imigrante e Ibitirama demonstraram interesse em formar um grupo para adquirir diretamente os imunizantes, segundo a lista divulgada pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) na tarde desta sexta-feira (5).

O grupo conta 1.703 prefeituras inscritas, sendo 24 capitais. Ao todo, o país possui 5.570 cidades. A adesão ao movimento pró-vacina representa, portanto, 30,5% das cidades brasileiras e um número de 125 milhões de brasileiros. O prazo para adesão dos prefeitos à iniciativa encerrou ao meio-dia desta sexta e, segundo a FNP, não será mais prorrogado. 

A entidade espera que o cons´órcio seja constituído legalmente até 22 de março para, então, iniciar as negociações de compra junto aos laboratórios e farmacêuticas disponíveis. 

Leia também: 

Primeiro caso de covid-19 completa um ano; ES teve 38 infectados por hora

Um ano de covid no ES: o que fazer para o sistema de saúde não entrar em colapso

O movimento das cidades brasileiras por imunização começou após o Superior Tribunal Federal autorizar que Estados e municípios poderiam também negociar e distribuir vacinas, independente do Governo Federal. 

 

Pontos moeda