Geral

Transferências de pacientes de Santa Catarina para o Espírito Santo são suspensas por dois dias

O governo capixaba informou que estabeleceu 80% de ocupação de leitos para covid-19 como um alerta para suspender a vinda de pacientes de outros estados

Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros SC

Na tarde desta terça-feira (09), o Espírito Santo recebeu um homem, de 59 anos. Ele é o quinto paciente de Santa Catarina transferido para o estado para receber tratamento para covid-19. De acordo com Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) e o Corpo de Bombeiros da região a transferência de pacientes para o Espírito Santo estão suspensas nesta quarta (10) e quinta-feira (11).

O governo capixaba informou que estabeleceu 80% de ocupação de leitos para covid-19 como um alerta para suspender a vinda de pacientes de outros estados. Segundo a última atualização do Painel Ocupação de Leitos Hospitalares do Espírito Santo, realizada na tarde desta terça-feira (09), 79,83% dos leitos de UTI reservados para o tratamento do novo coronavírus estão ocupados.

>> Leia também: Covid-19: aumento na ocupação de leitos pode 'fechar a porta' para pacientes de outros Estados

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa/ES), informou que o governo catarinense foi comunicado que a garantia da oferta de vagas estaria submetida a avaliação do comportamento da ocupação. A situação será monitorada a cada dia pelas equipes da SES/SC, para verificar como está a disponibilidade de leitos de UTI do Espírito Santo. 

Ainda de acordo com a Sesa, até o momento já foram disponibilizados 81 leitos para transferência de pacientes do Amazonas, Rondônia e Santa Catarina para continuidade do tratamento contra a covid-19. Até a tarde de segunda, a situação dos transferidos para tratamento em solo capixaba estava da seguinte forma:

Amazonas: dos 36 pacientes transferidos do estado do Amazonas para o Espírito Santo, 02 permanecem sob os cuidados dos profissionais do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, sendo 01 em UTI e 01 em enfermaria. Do total de pacientes transferidos, 26 receberam alta e 08 faleceram.

Rondônia: dos 40 pacientes de Rondônia transferidos para o Estado, 19 permanecem em UTI e 03 em enfermaria. Do total de pacientes transferidos, 09 tiveram alta e 09 faleceram.

Santa Catarina: dos cinco pacientes que vieram do estado de Santa Catarina, 04 permanecem sob os cuidados dos profissionais do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, e 01 infelizmente evoluiu para óbito.

Pontos moeda