Geral

Covid-19: "ES pode ter dias sem mortes nas próximas semanas", afirma secretário

Durante coletiva realizada na tarde desta segunda-feira (28), o secretário Nésio Fernandes afirmou que o cenário da pandemia desenha um período de estabilização no Espírito Santo

Lais Magesky

Redação Folha Vitória

CORREÇÃO: Anteriormente, informamos que o secretário havia afirmado que o Espírito Santo poderia ter 21 dias sem mortes. A informação correta é de que, nas próximas semanas, a expectativa é de que o Estado tenha dias sem mortes pela covid.

A afirmação foi feita pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, durante entrevista coletiva online nesta segunda-feira (28).

"Temos um grande otimismo com o resultado da vacinação da população brasileira. Nós podemos ter, ao longo dos próximos dias, os dias sem óbitos no Estado do Espírito Santo. Isso será algo a ser alcançado graças a adesão da população as vacinas disponíveis", afirmou.

Segundo Fernandes, o cenário da pandemia desenha um período de estabilização no Estado capixaba, e também há expectativa da queda sustentada no número de internações e casos novos. "Alcançamos 0,49 óbitos por milhão de habitantes da média móvel da última semana. 28 casos por milhão de habitante", completou.

O subsecretário de Vigilância em Saúde acrescentou que o Espírito Santo tinha, no último domingo (27), 56 pessoas em UTIs e 28 em enfermarias na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). "Total de 84 pessoas, algumas em investigação para confirmar se é covid ou não", disse.

Principais pontos da coletiva desta segunda (28)

Semana de mutirão vai vacinar idosos e crianças no ES

Nésio Fernandes: "Estamos lançando nessa semana uma nova semana temática com vacinação de crianças de 5 a 11 anos e o segundo reforço dos nossos idosos. Acreditamos que isso vai mobilizar os idosos que estão com doses em atraso. Atualizar o esquema vacinal é importante, eles também poderão ser imunizados contra a Influenza".

Quatro regiões do ES podem alcançar o risco muito baixo nos próximos 10 dias

Nésio Fernandes: "Temos a possibilidade de que nos próximos 10 dias quatro regiões atinjam o risco muito baixo: Caparaó, Litoral Sul, Rio Doce e Centro-Oeste. Essas regiões estão próximas a alcançarem os indicadores. As demais regiões podem alcançar também neste mês de abril o risco muito baixo, depende delas se mobilizarem e reforçarem a capacidade de vacinação dos idosos e adolescentes. Caminhamos em contexto de não surgimento de novas variantes para uma vitória sobre a pandemia ao longo dos próximos meses. O tema da pandemia é normatizado de acordo com o regulamento sanitário internacional".

"Pandemia não acabou, mas estamos otimistas", afirma secretário

Nésio Fernandes: "Acreditamos que com 60 a 90 dias de estabilidade são necessários para reconhecer elementos que subsidiam o fim de estado de emergência no país. A pandemia não acabou, mas estamos otimistas. Não temos óbitos pela vacina, mas temos mais de 650 mil brasileiros que perderam a vida pela covid. Vacinem-se".

"Uso de máscaras continua sendo recomendado", afirma Nésio Fernandes

Nésio Fernandes: "Sobre as máscaras, quero novamente tocar nesse assunto. Não há flexibilização do uso delas. Continuam sendo recomendadas independente do risco. Nós estamos desobrigando o uso das máscaras. Este é um conceito muito claro, temos uma consciência tranquila de que, na medida que a gente avance no controle da pandemia, as obrigações coletivas reduzem por força das normas das autoridades sanitárias e se incrementem como responsabilidade individual. Estamos cansados de alguns termos que se repetem ao longo da pandemia. As máscaras, que são um item de proteção individual e leve, que não machuca, deveriam ser tratadas como componente da nossa cultura de autocuidado e proteção coletiva, assim como em outros países do mundo. Não são razoáveis as polêmicas em torno disso.

Secretário tira dúvidas sobre realização da Festa da Penha

Nésio Fernandes: "Sobre a Festa da Penha, estão surgindo diversos questionamentos por parte da comunidade religiosa, imprensa... As atividades religiosas possuem normatização específica desde o início da pandemia. Caminhadas ao ar livre, culto, celebrações não possuem restrição. Shows ao ar livre, como terá na Festa da Penha, seguirão a mesma recomendação no período das festas de fim de ano. Nesse sentido, a festa poderá ser realizada por conta do avanço e controle da pandemia. Temos tido diálogos bons, então entendemos que momento permite que a gente avance em passos na perspectiva de que, praticamente, nenhuma atividade passa por grandes restrições".

Secretário comenta desobrigação do uso das máscaras nas academias

Nésio Fernandes: "Em qualquer ambiente fechado, temos o incremento da possibilidade de transmissão maior. No entanto, com atividade física intensa realizada nas academias, você acaba tendo prejuízo na capacidade protetora das máscaras. Nesse sentido, a desobrigação do uso das máscaras nas atividades físicas não prescindem da responsabilidade das pessoas na vigilância ativa de sintomas respiratórios. Está com sintomas, use máscaras e faça o teste".

Sesa quer garantir medidas complementares de segurança contra a covid-19 no Carnaval de Vitória

Nésio Fernandes: "Sobre o Carnaval, teremos ao longo dessa semana reuniões com o município para amadurecer a realização do evento e garantir medidas complementares para que aconteça de maneira segura na Capital.

Uso de máscaras nas escolas continua sendo recomendado

Nésio Fernandes: O tema das máscaras nas escolas, existe uma recomendação de que elas podem ser preservadas nas escolas, mas estão desobrigadas em risco muito baixo. Em risco baixo, seguem sendo obrigadas".

Foto: Divulgação/ Sesa


Pontos moeda