Geral

Após acordo, obras do Aquaviário começam nos próximos dias na Praça do Papa

As informações foram confirmadas pela Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi). O início da operação continua previsto para o segundo semestre deste ano

Foto: divulgação/governo do estado

As obras de construção dos pontos de embarque e desembarque do Aquaviário em Vitória devem começar nos próximos dias na Praça do Papa. Posteriormente, os trabalhos acontecem na Rodoviária de Vitória, que está em fase de aprovação de projeto devido a mudança de local.

As informações foram confirmadas pela Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi). O início da operação continua previsto para o segundo semestre deste ano. 

O acordo que viabiliza as obras para a implantação dos novos atracadouros do Terminal aconteceu após meses de impasse entre a Prefeitura de Vitória e o governo do Estado. Um termo de Compromisso Ambiental de Urbanístico foi assinado na última sexta-feira (11) pelas duas partes.

Entenda o impasse entre a PMV e a Semobi

O impasse girava em torno de um Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), que a Prefeitura de Vitória vem exigindo que o governo do Estado apresente para autorizar o início das obras.

De acordo com a administração municipal, o documento é exigido pelo Plano Diretor Urbano (PDU) de Vitória em caso de empreendimentos enquadrados como geradores de impacto de vizinhança, como a implantação de um sistema metropolitano de transporte coletivo.

A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), no entanto, pediu a reconsideração do pedido da prefeitura, alegando se tratar de uma estrutura de baixo impacto, similar a um ponto de ônibus.

Na sexta-feira, um encontro mediado pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES) selou um acordo a respeito do problema, com a assinatura do Termo de Compromisso Ambiental e Urbanístico pelo secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Ney Damasceno, e pelo secretário municipal de Desenvolvimento da Cidade de Vitória, Marcelo de Oliveira.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Vitória, para que também se pronuncie sobre a assinatura do termo. Quando houver um posicionamento a respeito do assunto, a matéria será atualizada.

LEIA TAMBÉM:

>> Aquaviário: Vitória libera obra de píer desde que Governo do ES entregue estudo de impacto

>> Aquaviário começa a operar no segundo semestre de 2022, diz Casagrande

>> Governo do ES autoriza início da construção de píer do aquaviário em Cariacica

>> Aquaviário: apesar do anúncio das obras, projeto ainda não tem licença ambiental



Pontos moeda