Geral

Covid-19: uso de máscara segue liberado em locais abertos no ES

66 cidades que já estão no risco baixo vão permanecer nessa situação, assim como os 12 municípios em risco muito baixo

Foto: Marcelo Casal jr/ Agência Brasil

A classificação das cidades capixabas dentro do mapa de risco, que classifica a transmissão do coronavírus no Espírito Santo, permanecerá a mesma na semana que vem. As 66 cidades que já estão no risco baixo permanecerão nessa situação, assim como os 12 municípios em risco muito baixo.

O 100º mapa de risco foi divulgado no início da noite desta sexta-feira (25) pelo governo do estado. Ele entrará em vigor a partir da próxima segunda-feira (28), até o domingo seguinte, dia 3 de abril. 

Dessa forma, toda a população capixaba poderá continuar sem usar máscaras em ambientes abertos e também em academias de ginástica. Nos demais locais fechados, a não obrigatoriedade do item de segurança ocorre apenas nas cidades de risco muito baixo, classificadas na cor azul.

Além disso, nos 12 municípios que já chegaram na chamada "fase azul", a apresentação do passaporte da vacina não é obrigatória para entrar em estabelecimentos como bares e restaurantes, por exemplo.

Outra vantagem para essas cidades é que não há restrição de público nos eventos sociais. A limitação ocorre apenas levando-se em consideração a estrutura física do local do evento, avaliação que já era realizada pelo Corpo de Bombeiros.

Estão na fase azul os municípios das microrregiões Sudoeste Serrana, composta por sete cidades, e a Central Serrana, formada por cinco.

Fazem parte da microrregião Sudoeste Serrana: Laranja da Terra, Afonso Cláudio, Brejetuba, Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins, Marechal Floriano e Conceição do Castelo.

Já a Central Serrana é composta por: Itaguaçu, Santa Teresa, Itarana, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina.

Para chegar à classificação de risco muito baixo, as microrregiões capixabas devem atingir as seguintes metas de vacinação, por faixa etária:

1 - 80% da população adulta da microrregião deve estar com o esquema vacinal primário completo contra a Covid-19;
2 - 90% da população de 12 a 17 anos da microrregião deve estar vacinada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19;
3 - 90% da população idosa apta da Microrregião deve estar vacinada com a dose de reforço contra a Covid-19, sendo avaliado quinzenalmente;
4 - Todos os municípios da microrregião devem ter ponto de testagem disponível à população.

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

Foto: Divulgação / Governo do ES
Foto: Divulgação / Governo do ES

RISCO MUITO BAIXO: Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Venda Nova do Imigrante.

RISCO BAIXO: Alfredo Chaves, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

Veja o que é permitido em cada classificação de risco

RISCO MUITO BAIXO (12 cidades)

Na classificação de risco "muito baixo" não há restrições de ocupação de espaço ou horário de funcionamento nos comércios, academias e demais atividades sociais.

O limite de ocupação deve seguir as determinações do Corpo de Bombeiros, responsável pela avaliação técnica de cada espaço.

Nesta classificação, também não há obrigatoriedade no uso de máscaras, tanto em locais abertos, quanto em fechados. Além disso, não há exigência do passaporte da vacina para entrar em locais como bares, restaurantes e academias, por exemplo.

RISCO BAIXO (66 cidades)

Comércio

- Não há restrição de horário. Funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais com medidas qualificadas de 1 cliente por 10 m². É obrigatório uso de máscaras para funcionários e clientes em locais fechados, com exceção de academias de ginástica, onde é permitido permanecer sem o item de proteção. Em locais abertos, o uso de máscaras também não é mais obrigatório.

Shoppings

- Shopping centers devem funcionar e proceder a limitação da entrada de clientes na proporção de 1 pessoa por 22 m² da área do shopping, considerando lojas, praças e circulações de uso coletivo, respeitando, ainda, a proporção de 1 cliente por 10m² (dez metros quadrados) no interior de cada loja. Uso de máscara é obrigatório.

Eventos

- Os eventos são permitidos com limite de, no máximo, 50% da capacidade de ocupação do local, seja fechado ou aberto. Se realizados em locais fechados, o limite máximo é de 1.200 pessoas. A apresentação do comprovante de vacinação contra covid-19 é obrigatório, assim como o uso de máscara em locais fechados.

O governo do Estado têm a expectativa de liberar a realização de grandes eventos a partir de abril. Para isso, será preciso avançar na vacinação dos capixabas.

Bares, restaurantes e academias

- Não há restrições para o funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes, quiosques e similares, bem como as academias. No entanto, os estabelecimentos devem exigir a apresentação do comprovante de vacinação contra covid-19. A exceção da exigência do documento é apenas para bares e restaurantes localizados nas praças de alimentação dos shoppings.

Medidas Sociais

- Orientação/conscientização para isolamento social e distanciamento social.

- Obrigatoriedade para uso de máscaras em ambientes fechados. O uso não é obrigatório em ambientes abertos (rua, parques, etc.) e em academias.

- Recomendação para que pessoas dos grupos de risco permaneçam em isolamento total.

- Recomendação de não funcionamento de eventos com shows pirotécnicos.

- Monitoramento de casos suspeitos e infectados.

LEIA TAMBÉM:
>> ES tem o menor número de internações por covid-19 desde o início da pandemia
>> Carnaval de Vitória: máscara e passaporte vacinal serão exigidos? Veja regras



Pontos moeda