Geral

Empresários pedem liberação de máscaras em bares e restaurantes do ES

Os empresários também querem o fim da exigência do passaporte vacinal para ter acesso a esses locais e a liberação de 100% da capacidade de público em eventos

Foto: Divulgação

Empresários dos setores de bares, restaurantes e eventos do Espírito Santo protocolaram um documento, nesta segunda-feira (28), solicitando ao governo do Estado a flexibilização de medidas de combate à covid-19.

Entre as medidas solicitadas estão a suspensão da exigência do uso de máscara em ambientes fechados, além do fim da exigência do passaporte vacinal para se ter acesso a eventos, bares e restaurantes do Espírito Santo.

Os empresários também exigem a liberação de 100% da capacidade de público em shows e eventos sociais no estado, seguindo os limites permitidos pelo alvará do Corpo de Bombeiros.

O documento é assinado por representantes do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), Associação dos Fornecedores de Eventos Sociais do Espírito Santo (Afesta), Espírito Santo Convention & Visitors Bureau e da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc-ES).

Atualmente, o uso de máscara não é obrigatório em locais abertos e em academias de ginástica, nas cidades de risco baixo para a covid-19. Entretanto, o item de segurança segue sendo exigido em ambientes fechados.

Somente nos municípios de risco muito baixo é que as pessoas estão liberadas de usar máscara, independente do ambiente. Nessas cidades também não é preciso apresentar o passaporte vacinal e não há limite de público para eventos.

O documento protocolado pelas entidades do setor de eventos do estado pede para que as medidas permitidas nas cidades da chamada 'fase azul' passem a valer também para as de risco baixo.

Atualmente, 66 municípios capixabas estão na classificação verde para a covid-19. As outras 12, localizadas nas microrregiões Sudoeste Serrana e Central Serrana, estão no risco muito baixo. 

LEIA TAMBÉM:
>> Covid: 35 cidades do ES podem alcançar o risco muito baixo nos próximos dias. Veja lista
>> Máscaras em academias: por que o uso não é mais obrigatório no ES?
>> Covid-19: "ES pode não ter mortes nos próximos 21 dias", afirma secretário
>> Academias, bares e restaurantes: veja as regras de funcionamento no ES
>> FES pede ao Governo que libere a capacidade total dos estádios capixabas

Pontos moeda