Geral

Mapa de risco: uso de máscaras na rua só será obrigatório em uma cidade do ES

O novo mapa de risco, divulgado no início da noite desta sexta-feira (11), tem 65 municípios no risco baixo — incluindo todos da Grande Vitória — e, pela primeira vez, 12 no risco muito baixo

Rodrigo Araújo , Lais Magesky

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

O 98º Mapa de Risco da covid-19 foi divulgado na noite desta sexta-feira (11) e, nele, uma novidade: 12 municípios foram classificados no risco muito baixo, representado pela cor azul. Durante pronunciamento realizado mais cedo, o governador Renato Casagrande divulgou as novas medidas para o Estado capixaba. Com isso, os moradores de Cachoeiro de Itapemirim, classificado em risco moderado, serão obrigados a usarem máscaras em ambientes abertos, ou seja, na rua.

Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, é a única cidade classificada em risco moderado; 65 municípios estão no risco baixo — incluindo todos da Grande Vitória — e, pela primeira vez, 12 no risco muito baixo. O novo mapa de risco começa a valer na segunda-feira (14). A população das cidades em risco baixo não será mais obrigada a usar máscaras em ambientes abertos, como praias, parques, praças, entre outros. Entretanto, o uso do equipamento de segurança segue obrigatório nos locais fechados. 

Segundo o governador Renato Casagrande, as novas decisões puderam ser tomadas em virtude da queda dos números da pandemia no Espírito Santo, registrada nas últimas semanas.

"Neste momento, estamos em fase forte de recuperação da pandemia. É uma alegria dizer isso hoje, que estamos em queda de casos, óbitos e taxa de transmissão. Nos próximos 15 dias, podemos ter as menores médias móveis de casos e mortes", afirmou Casagrande.

"Agora a taxa está em torno de 0,3, bem abaixo de 1%. É uma taxa de transmissão baixa que mostra que temos uma recuperação boa. Taxa de óbitos está um pouco acima de 7% mas em queda", completou.

Cidades na "fase azul"

A nova classificação, de cidades na "fase azul" é retomada quase dois meses após o governo estadual anunciar sua suspensão, em virtude do avanço da covid-19 registrado entre os meses de janeiro e fevereiro.

Com isso, as primeiras microrregiões a viverem essa fase são a Sudoeste Serrana, composta por sete municípios, e a Central Serrana, formada por cinco.

Fazem parte da microrregião Sudoeste Serrana: Laranja da Terra, Afonso Cláudio, Brejetuba, Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins, Marechal Floriano e Conceição do Castelo.

Já a Central Serrana é composta por: Itaguaçu, Santa Teresa, Itarana, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina.

Foto: Reprodução TV Vitória
A cidade de Domingos Martins e as demais da Região Serrana do Espírito Santo passarão a ser classificadas no risco muito baixo para a covid-19 a partir da próxima segunda-feira (14)

Para atingir a meta, os municípios, subclassificados em microrregiões, devem alcançar as seguintes metas:

1 - 80% da população adulta da microrregião deve estar com o esquema vacinal primário completo contra a Covid-19;

2 - 90% da população de 12 a 17 anos da microrregião deve estar vacinada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19;

3 - 90% da população idosa apta da Microrregião deve estar vacinada com a dose de reforço contra a Covid-19, sendo avaliado quinzenalmente;

4 - Todos os municípios da microrregião devem ter ponto de testagem disponível à população.

Os municípios das regiões classificadas no risco muito baixo poderão voltar a realizar eventos sociais obedecendo apenas ao limite de público estipulado pelo Corpo de Bombeiros.

"Voltamos, a partir de segunda-feira, a ter classificação das regiões em risco muito baixo. Muda muita coisa. Eventos sociais passam a não ter mais limitação, a não ser a limitação dos bombeiros. Essas regiões passam a não ter limitação de atividade econômica e social", frisou o governador.

Ainda de acordo com Casagrande, nos municípios que integram as microrregiões classificadas em risco muito baixo não será mais exigido o passaporte vacinal para ingressar em estabelecimentos como bares, restaurantes, academias, entre outros. A exigência continuará valendo para os demais.

"Se já alcançaram a meta e a doença está em franca queda, não precisa mais do passaporte da vacina, que é para incentivar os municípios a alcançarem esses percentuais. Então nas regiões Sudoeste Serrana e Central Serrana não há necessidade, a partir de segunda-feira, de exigir o passaporte de vacina".

Além disso, o uso de máscaras está liberado nessas cidades, tanto em ambientes abertos quanto fechados. O governador, no entanto, frisou que o uso desses equipamentos de segurança segue recomendado em ambientes fechados, nessas regiões.

Pessoas com sintomas gripais devem continuar usando máscaras

O governador ressaltou, no entanto, que pessoas que apresentarem algum sintoma gripal deve continuar usando máscara, independente da classificação de risco. Além disso, o uso deve permanecer em profissionais da saúde.

Foto: Reprodução

"Pessoas com algum sintoma ou virose, usem máscaras e façam testes. Devem e precisam usar máscaras e fazer teste. Alguns profissionais, da área da saúde, por exemplo, se recomenda que as pessoas usem máscaras e temos regras específicas pra isso", destacou Casagrande, que incentivou a população a continuar usando o equipamento de segurança, quando julgar necessário.

"Se você acha que deve usar a máscara, use. É uma cultura, um equipamento usado em muitos países do mundo. Também passamos a usar máscaras para as pessoas se sentirem mais seguras. Não estamos dispensando como prática de equipamento que não tem efeito. Teve efeito grande e continuará tendo. E pode ser incorporada no nosso dia a dia".

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

Foto: Divulgação / Governo do ES
Foto: Divulgação / Governo do ES

RISCO MUITO BAIXO: Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Venda Nova do Imigrante.

RISCO BAIXO: Alfredo Chaves, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

RISCO MODERADO: Cachoeiro de Itapemirim.

Pontos moeda