Geral

O que esperar do outono no ES? Veja o que diz a meteorologia

Por ser uma estação de transição entre o verão e o inverno, o outono traz características de ambas as estações e mudanças aceleradas no clima

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Flavio_Santos/Pixabay

O hemisfério Sul entra, no próximo domingo (20), no outono. A nova estação deve trazer mudanças no tempo do Espírito Santo logo nos primeiros dias. A passagem de uma frente fria poderá levar a onda de calor que marcou o verão embora. Mas e o restante da estação, como será? O que esperar do outono deste ano?

LEIA TAMBÉM: Vem frente fria por aí? Saiba como serão os últimos dias do verão 

O Folha Vitória ouviu o coordenador de meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Hugo Ramos. Ele explicou que, por se tratar de uma estação de transição entre o verão e o inverno, o outono traz características de ambas as estações, com mudanças aceleradas no clima.

"No Espírito Santo, o período que compreende a estação começa chuvoso e termina seco. Há ainda uma diminuição das temperaturas devido à sistemas frontais acompanhados de massas de ar frio, que vão se tornando cada vez mais intensas, no decorrer da estação", explicou.

Chuva dentro da média

O tempo aberto e ensolarado e as pancadas de chuva devem fazer parte da rotina do capixaba pelos próximos meses. De acordo com o meteorologista do Incaper, nos meses abril, maio e junho chove dentro da média no Espírito Santo.

"Baseado em análises de resultados prévios dos modelos de previsão climática para o Espírito Santo, o trimestre de 2022 que corresponde ao outono aponta para uma tendência de chuvas em torno da média", disse.

LEIA TAMBÉM: Quarta-feira começa com arco-íris no céu da Grande Vitória. Veja fotos

A média acumulada de precipitação para a estação fica entre 250 e 300 mm na região Nordeste do Estado, 200 a 250 mm no extremo Norte e no Noroeste. Nas demais regiões capixabas, a média varia entre 300 e 350 mm e chega a 450 mm na região de Alfredo Chaves.

Calorão ou frio? Como ficam as temperaturas no ES?

As temperaturas também devem se manter dentro da normalidade para o período. Hugo Ramos explicou que mesmo com a persistência do fenômeno La Niña até o final da estação, que poderia influenciar em um aumento da temperatura média no Estado, as previsões estão dentro da média. 

As temperaturas máximas médias ficam em torno dos 26ºC na região Serrana e 31ºC nas demais regiões. As temperaturas mínimas médias ficam em torno dos 16ºC na região Serrana e dos 21ºC nas demais regiões.

Pontos moeda