Geral

VÍDEO | "Nuvem prateleira": entenda fenômeno que assustou moradores de Vila Velha

A nuvem assustou o grupo de remadores que estava no local pronto para iniciar as atividades

Quem estava na Praia da Sereia, em Vila Velha, na manhã desta quinta-feira (10) ficou impressionado com uma nuvem gigante que avançava.

A administradora Sandra Moreira, de 48 anos, contou que a nuvem assustadora seguia no sentido Serra-Vila Velha. 

Um grupo de remadores que estava no local pronto para iniciar as atividades também ficou impressionado. No vídeo enviado ao Folha Vitória é possível observar o momento em que a canoa é retirada da praia.

"Foi logo cedo, por volta das 7h, quando percebemos a escuridão no céu e uma nuvem enorme avançando em direção da praia. Ficamos super assustados, pensando em possível tempestade e suspendemos nosso treino por segurança".

O que provocou o fenômeno no céu do ES?

Foto: Reprodução/ Instagram/ @isabelacamatta

Com base nas imagens enviadas ao Folha Vitória, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) explicou que, em uma primeira análise, trata-se de um tipo de nuvem popularmente conhecida como "nuvem prateleira" ou "shelf cloud" e é tecnicamente conhecida como "Cumulonimbus Arcus".

"Este é um tipo de formação de nebulosidade, com aspecto característico de uma nuvem longa, baixa e densa camada horizontal, anexada logo abaixo a uma nuvem-mãe, neste caso, a uma Cumulonimbus", explicou o Instituto.

Segundo o Incaper, esse tipo de nuvem provoca precipitações. Não necessariamente é sinal de muita chuva, mas em determinadas situações, este tipo de nuvem tem potencial de provocar pancadas de chuva com intensidade moderada.

O Incaper disse ainda que esse tipo de formação é comumente observada no litoral brasileiro, principalmente no Sul e no Sudeste. Em alguns momentos, esse tipo de formação pode ocorrer distante do litoral e, por esta razão, são pouco observadas pela população.

Foto: Reprodução/ Instagram/ @isabelacamatta

Pontos moeda