Geral

Até quando vai o calorão no Espírito Santo? Veja o que diz o Inmet

Termômetros oscilam, mas clima quente deve perdurar até abril

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória

É verão! Apesar das praias lotadas e um descanso das chuvas que castigaram o Espírito Santo no fim de 2022, há muitos moradores que se perguntam: quando o calorão vai dar uma trégua? 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a causa do calorão é uma massa de ar seco que eleva moderadamente a temperatura esperada para esta época do ano. Em torno de 32 graus no litoral, cerca de 36 no centro e norte do Estado, e a previsão é de que o clima siga estável também em abril. 

Mas quando o refresco vem, afinal? Na próxima terça-feira (7), a chuva deve dar o ar da graça, mas de leve e não o suficiente para trazer uma mudança drástica no tempo e as temperaturas devem voltar a subir. 

A partir da metade deste mês, por volta dos dias 15 e 16,  as temperaturas começam a cair com a aproximação do fim do verão,  o período deve trazer chuvas e alívio para o calorão capixaba. 

Leia Também: Verão pocando: fim de semana será com calor acima de 40ºC no ES

Ainda de acordo com o Inmet, com a chegada de abril, os termômetros devem cair em até dois graus em todo o Estado, levando o clima no litoral variando entre 31 e 33 graus e o norte, ainda um pouco mais quente com temperaturas entre 33 e 35. 

O alívio realmente deve chegar em maio, com uma diminuição mais brusca das temperaturas, com os termômetros da capital e do litoral oscilando entre 27 e 31 graus e no norte entre 31 e 33 graus.

Pontos moeda