Geral

Fiscais resgatam 70 animais sofrendo maus-tratos em Itapemirim

Um cachorro estava amordaçado no muro de uma casa; residência abrigava coelhos, cães, tartarugas e porquinhos-da-índia vivendo em gaiolas em meio a pulgas e fezes

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Prefeitura de Itapemirim/divulgação
Residência em Itapemirim abrigava 

Um cachorro morto, pendurado em um muro numa casa em Itaipava, distrito de Itapemirim, cidade localizada no Litoral Sul do Espírito Santo, levou a fiscalização ambiental municipal a descobrir, na residência, um espaço em que abrigava diversos outros animais em situação de maus-tratos. A operação aconteceu na tarde desta quarta-feira (8).

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Os fiscais, que foram ao local após denúncia anônima, encontraram no imóvel cães, coelhos, tartaruga e porquinhos-da-índia. Foram identificados 70 animais, muitos deles feridos e em situação precária. 

Os bichos estavam presos em gaiolas de espaço mínimo e conviviam com pulgas e carrapatos. Além disso, o ambiente sem nenhuma higiene, estava repleto de fezes. 

Foto: Prefeitura de Itapemirim/divulgação
Uma cadela estava amarrada em meio a muita sujeira, pulgas e carrapatos

As polícias Ambiental e Civil, além da Guarda Municipal, foram acionadas para registro de ocorrência. O proprietário do imóvel, que não reside no local, não foi encontrado. Ele não teve a identidade revelada.

Segundo a Prefeitura de Itapemirim, os animais foram transferidos para os locais adequados para os seus tratamentos e acolhida, de acordo com as necessidades de cada espécie.

Prefeitura de Itapemirim/divulgação
Prefeitura de Itapemirim/divulgação
Prefeitura de Itapemirim/divulgação
Prefeitura de Itapemirim/divulgação

De acordo com a Lei 1.095/2019, quem pratica abuso e maus-tratos a animais será punido com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e a proibição de guarda. A lei também prevê punição a estabelecimentos comerciais e rurais que facilitarem o crime contra animais.

Denúncias de maus-tratos podem ser feitas na Polícia Civil, Ministério Público, prefeituras e Ibama

No Espírito Santo, denúncias de maus-tratos e abandono de animais podem ser feitas na Polícia Civil, Ministério Público, Assembleia Legislativa, prefeituras e Ibama.

Na Polícia Civil, para registrar um boletim de ocorrência, a pessoa pode se dirigir a qualquer delegacia física, de preferência com todo o material que comprove o crime e auxilie a polícia no trabalho de investigação. O registro também pode ser feito por meio da Delegacia Online.

LEIA TAMBÉM: Plebiscito pode mudar bairro de Guarapari para Vila Velha

Denúncias anônimas podem ser feitas por telefone no Disque-Denúncia 181 ou no site disquedenuncia181.es.gov.br, onde é possível anexar imagens e vídeos de ações criminosas.

A Assembleia Legislativa recebe denúncias pelo e-mail [email protected]

Denúncias ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) podem ser encaminhadas para o telefone 0800 61 8080 e para o e-mail [email protected].

Também é possível denunciar os maus-tratos fazendo contato com as prefeituras de cada município. Em Vitória, o telefone é o 156.

Já o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) recebe denúncias de maus-tratos por meio de sua ouvidoria pelo telefone (27) 3194-4500.

Pontos moeda