Geral

Coronel Merigueti, o pioneiro no treinamento de cães para os bombeiros do ES

Militar que está indo para a reserva do Corpo de Bombeiros é referência no assunto, participou de diversos cursos, treinamentos e visitou outros países

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
Foto: Instagram/K9 di Merigueti

Que os cães são amigos e companheiros dos homens, todo mundo já sabe. Mas há um grupo de peludos que alçam a categoria de heróis, atuando até mesmo no trabalho de busca e salvamento junto com o Corpo de Bombeiros do Espírito Santo. 

O coronel Leonardo Merigueti é referência no assunto. Ele participou de diversos cursos, treinamentos e visitas em vários países e hoje tem reconhecimento nacional no treinamento de militares e cães para resgate de vítimas. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Em entrevista ao Folha Vitória, o coronel responsável pela iniciativa explicou que o trabalho e atuação dos cães é essencial. "Eu iniciei sozinho, comprei os filhotes e comecei atuando sozinho por 5 anos. Com o passar do tempo, passei a doar os cães para outros militares", destacou.

O profissional ressalta que a corporação criou um modelo único no Brasil quando se diz respeito ao treinamento e criação de cães para atuação nos Bombeiros. 

"Nesse modelo, os cães são criados juntos com os militares, possuindo apenas um tutor em toda a vida. Mesmo atuando nos Bombeiros, o animal vai para a casa do ser humano, fortalece os laços com a família. Acontece o envolvimento social entre os bombeiros e o cão", ressalta Merigueti. 
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Além disso, o coronel explica que a escolha dos cachorros que serão utilizados pela corporação acontece desde os primeiros dias de vida. No momento são observados como eles possuem vontade de ir atrás de um brinquedo e até mesmo a vontade de se alimentar.

"Começamos a treiná-los no quintal de casa. A partir do terceiro mês, eles são levados para fora desse espaço. Os cães vão explorar terrenos e situações diferentes. Eles também são observados desde o nascimento, quando temos um macho ou fêmea maior. Com isso, vamos treinando o foco, velocidade, a agilidade e a inteligência", destaca o coronel. 
Foto: Instagram / K9 di Merigueti

Atualmente, sete cães trabalham no Corpo de Bombeiros. Os "doguinhos capixabas" já atuaram no resgate de corpos na tragédia de Brumadinho, no desabamento de prédios em Vila Velha e no terremoto que devastou a Turquia. 

"Os cães, segundo estudos, conseguem localizar uma pessoa em uma área onde até mesmo 30 pessoas seriam necessárias buscar as vítimas. Eles são a melhor forma de detecção de vítimas, muito ágeis, realizam trabalhos em terrenos muito complicados de maneira rápida", explicou. 

Após muitos anos de trabalho árduo, o coronel Merigueti entrou para a reserva do Corpo de Bombeiros. Entretanto, afirma que vai continuar na preparação dos cães farejadores, para que eles sigam em várias missões no Brasil e mundo afora. 

"Os cães dos bombeiros capixabas são uma referência para todos, por isso, vou continuar na criação e doação para outros militares. Quero muito continuar ajudando na formação desses seres que são essenciais para o nosso trabalho", ressalta.
Foto: Instagram/K9 di Meriguetti

O coronel Merigueti também não deixa de destacar que os animais são essenciais para os homens. "Eu sempre falo para todos que melhorei muito como ser humano após trabalhar com cães", afirma.

LEIA TAMBÉM: O que está acontecendo com a água da Serra? Moradores relatam vestígios de barro e mal-estar

Pontos moeda