Geral

Morre em zoológico de Marechal Floriano o único leão do ES

"Hoje não escutamos rugidos por aqui, apenas soluços", postou a equipe do Zoo Park em uma homenagem nas redes sociais

Redação Folha Vitória

Foto: Sofia Galois | Folha Vitória

Em um comunicado nas redes sociais no último sábado (25), o zoológico capixaba localizado no município de Marechal Floriano relatou a morte do único leão no Espírito Santo. Apelidado de "Sansão", o animal trazia marcas de uma história de maus tratos e superação. 

Segundo o Zoo Park da Montanha, o leão havia sido resgatado de um circo, no Estado de Minas Gerais, e trazido para terras capixabas em setembro de 2014. Na ocasião, o Folha Vitória produziu uma matéria sobre a chegada do animal.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Crueldade animal 

Foto: Divulgação / Zoo Park da Montanha

Em um post de homenagem, o Zoo Park relembrou a trajetória de Sansão. O animal chegou ao zoológico com cerca de 8 à 10 anos, após denúncias de maus-tratos em um circo mineiro, localizado em Passa-Tempo. 

O resgate foi feito pela sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) em Lavras, município de Minas Gerais. Na época, o animal estava preso em uma jaula de apenas 6 metros quadrados e o proprietário foi autuado, devido à ilegalidade da apresentação de animais em circos.

O zoológico contou ainda que o animal teve as garras arrancadas enquanto esteve com o circo, o que ocasionou na fratura de todos os ossos dos dedos das patas dianteiras. Por isso, Sansão tinha dificuldades em se locomover.

Dócil e amigável 

Apesar do sofrimento, a equipe do Zoo Park da Montanha compartilhou vídeos e fotos que mostram a recuperação e o lado doce do animal. Segundo o relato, o leão criou laços profundos de amizades com o proprietário do local, Romeu Nunes Vieira. 

Falecido em 2017 devido à complicação de saúde, o empresário e ambientalista apaixonado por animais fundou o primeiro zoológico capixaba. 

Idade avançada

Ainda segundo a equipe do local, o leão teria problemas cardíacos em decorrência da idade já avançada, possível causa do falecimento. O zoológico estima que Sansão possuísse entre 19 e 20 anos. 

"Nunca nos esqueceremos do seu rugido e da correria de todos os visitantes a sua majestosa vocalização! “É o SANSÃO…” Também não esqueceremos a emoção de cada criança e adulto, que vinham de longas distâncias, só pra ver de perto o único leão do Estado do Espírito Santo", destacou o zoológico.

Ao longo do mês, a equipe irá realizar uma movimentação nas redes sociais como forma de homenagem ao animal. Postagens com fotos e vídeos de Sansão serão publicadas com frequência. O Zoo Park incentiva também aos seguidores compartilharem imagens do leão, para manter a memória viva.

"No Zoo ficou um vazio imenso, no nosso coração ficou a saudade enorme e a certeza que enquanto Sansão esteve conosco fizemos todo o possível para lhe proporcionar uma vida boa e muito feliz! Sansão você pra sempre será o NOSSO REI e sua memória será eterna! Descanse em paz!", finalizaram. 


Pontos moeda