Geral

Pico de energia causa lançamento de esgoto em praia de Vitória

Poluição na Praia da Guarderia fez com que a Prefeitura de Vitória cobrasse esclarecimentos da Cesan

Foto: Diego Alves/Prefeitura de Vitória

Um pico de energia causou  despejo de esgoto no mar da Praia de Guarderia, em Vitória, na última terça-feira (21). Por conta da poluição, a prefeitura cobrou esclarecimentos da Companhia Espirito Santense de Saneamento (Cesan), dando à concessionária prazo de cinco dias para que se manifestasse. 

A companhia admitiu, nesta quinta-feira (23), que o despejo aconteceu depois do desarme do sistema de proteção elétrica na elevatória da Praia do Canto, usada para interceptar o esgoto lançado de forma irregular por imóveis no bairro. 

Ainda segundo a concessionária, o equipamento foi religado e funciona normalmente. A quantidade de esgoto lançada ao mar, no entanto, não foi informada. 

"Na manhã da terça-feira (21), a elevatória do bairro Praia do Canto, que intercepta o esgoto lançado por imóveis de forma irregular na rede de drenagem pluvial e bombeia para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mulembá, sofreu um pico de energia que desarmou o sistema de proteção elétrica". 

A Cesan afirma ainda que a região em torno da praia afetada conta com rede de tratamento e coleta de esgoto, mas que há imóveis não conectados a rede, o que causa transtornos e prejuízos ambientais.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Em nota, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) informou que fez, ainda na última quinta-feira (23), a substituição da placa indicativa de balneabilidade de própria (verde) para imprópria (vermelha), no ponto 12, que fica a 100 metros da ponte da Ilha do Frade, e também no 12A, na praia da Guarderia, até a próxima coleta da água para análise laboratorial que ocorrerá na próxima segunda-feira (27).

A mudança, segundo a Semmam, ocorre após vazamento de esgoto no sistema de monitoramento da elevatória da Praia do Canto da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), na última terça-feira (21), na região próxima à ponte da Ilha do Frade.

Pontos moeda