Geral

Semana Santa: confira os pontos de venda de palmito na Grande Vitória

As prefeituras de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana divulgaram os pontos onde os vendedores poderão se instalar para comercializar o ingrediente da torta capixaba

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
Foto: CARANGUEJO DO ASSIS

A torta capixaba é um prato tradicional da culinária do Espírito Santo e típico na Sexta-feira da Santa, celebrada este ano no dia 29 de março. A iguaria capixaba é feita normalmente com bacalhau, sururu, siri e palmito. 

Com a aproximação da data, as buscas pelo palmito in natura se intensificam na Grande Vitória e, com a alta procura, as prefeituras estabelecem pontos para a comercialização.  Diante da grande procura pelo alimento, o Folha Vitória reuniu os principais pontos de venda.

Em Vitória, a venda de palmito é realizada na região do Sambão do Povo. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), a partir da próxima segunda-feira (18), equipes de fiscalização vão monitorar a chegada dos vendedores.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Também será organizado o comércio ambulante na área e assegurar uma operação adequada. Como parte dos preparativos usuais, a Central de Serviços está coordenando a instalação de banheiros, pias e contentores no local.

Na Serra, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) informa que, no município, serão sete pontos para venda de palmito:

- Terreno ao lado do Terminal de Laranjeiras;
- Entrada do bairro Jardim Limoeiro (próximo ao Andaimes Vitória);
- Em frente ao Posto de São Benedito, em Serra Sede;
- Peixaria de Jacaraípe, na Colônia de Pescadores (próximo à Praça Encontro das Águas);
- Próximo ao posto de combustível Arara Azul, em José de Anchieta;
- Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, em Jacaraípe (próximo ao posto Shell);
- Entrada de Nova Almeida.

A venda nesses pontos está autorizada, diariamente, das 7h às 20h. O início da venda de palmito está autorizado a partir da terça-feira da Semana Santa, dia 26 de março. O funcionamento vai até o Domingo de Páscoa, dia 31 de março.

A licença para venda poderá ser requerida através do site da Prefeitura da Serra, no campo “Processos Digitais”. No campo de processos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e escolha a opção “Licença de Ambulante”. Em 2023, foram 40 vendedores cadastrados.

Em Cariacica, a prefeitura já divulgou a presença de quatro pontos de vendas nas ruas do município. São eles

- São Francisco, próximo ao Corpo de Bombeiros - Avenida Mário Gurgel.
- Campo Grande, ao lado da Câmara de Vereadores - Avenida Mário Gurgel.
- Itacibá, próximo ao Supermercado Casagrande e Correios.
- Porto de Santana, na entrada do bairro. 

Já em Vila Velha, o local das vendas será no estacionamento do Atacadão, situado na avenida Carlos Lindenberg, nº 1.723, no bairro Nossa Senhora da Penha. Ainda segundo a prefeitura, o período e horários serão divulgados em breve.

Em Viana, segundo a prefeitura, os produtores rurais do município vendem palmito nas feiras que ocorrem aos sábados em Marcílio de Noronha, próximo ao É Pra Já, das 7 às 12h; e às sextas-feiras em Viana-Sede, das 11 às 17h, no estacionamento da Praça Jerônimo Leite.

LEIA TAMBÉM: Veja lugares para assistir ao pôr do sol na Grande Vitória

Pontos moeda