Padre Anchieta será declarado santo pelo Vaticano nesta quarta-feira
Responsável por iniciar a catequização dos indígenas brasileiros, o padre José de Anchieta será declarado santo pelo Vaticano nesta quarta-feira (02), quando o Papa Francisco assinará o decreto de canonização.
As igrejas do país foram convocadas a tocar o sino, às 9 horas, em um gesto de alegria, gratidão e comunhão pelo Apóstolo do Brasil ter se tornado santo.
Em comemoração a essa data tão importante, o arcebispo Dom Luiz Mancilha presidirá uma Santa Missa, às 18 horas, na Catedral Metropolitana de Vitória. No mesmo dia, às 20 horas, um musical intitulado “Anchieta para todas as tribos” será apresentado pela Comunidade Shalom.
A canonização do jesuíta será celebrada pelo Papa Francisco, em Roma, no dia 24 de abril. Na data acontece uma missa de ação de graças pelo religioso, que será declarado santo.
No Espírito Santo, estado onde José de Anchieta viveu, fundando a cidade que leva o seu nome e participando intensamente na evangelização e missão no local, também acontecem homenagens.
No próximo domingo (06), acontece uma missa às 9h30, na paróquia Beato José de Anchieta, na Serra. Ainda no domingo, às 16 horas, outra missa será celebrada no pátio do Santuário de Anchieta e uma festa com shows musicais está programada.
De acordo com a assessoria da arquidiocese de Vitória, a festa pela canonização do padre, que foi declarado beato por João Paulo II em 1980, envolverá a sociedade civil e instituições que estão ligadas ao nome do Beato.
Anúncio de santificação surpreendeu fiéis
O anúncio da santificação de Anchieta, realizado em fevereiro pelo arcebispo de Aparecida (SP) e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNNBB), o cardeal Raymundo Damasceno Assis, surpreendeu os fiéis, uma vez que a canonização por decreto, forma de santificação de José de Anchieta, foi uma decisão pessoal do papa Francisco. A Santidade dispensou a aprovação de um milagre, um dos requisitos que impedia a canonização do padre.
Canonização de Anchieta aumentará em 70% o número de andarilhos no ES
O número de andarilhos que percorre os caminhos do Padre José de Anchieta, em terras capixabas, deve aumentar em 70% por conta da canonização do beato. A expectativa é referente às caminhadas fora de época.
Na caminhada oficial dos Passos de Anchieta, que acontece anualmente durante o feriado de Corpus Christi, esse número dever chegar a 50%. Atualmente, 5 mil pessoas realizam a caminhada que vai de Vitória a Anchieta, em um total de 100 km.
José de Anchieta
José de Anchieta foi um jesuíta espanhol, mas é considerado apóstolo do Brasil pelos católicos. Ele atuou no período colonial brasileiro, em 1553, como catequista e evangelizador dos indígenas. Foi ainda o fundador do atual município de Anchieta, onde morreu em 1597.