Geral

Chuva ajuda a apagar fogo em Jardim Camburi, mas turfa continua queimando na Serra

Até agora foram utilizados R$ 50 milhões de litros de água para conter o fogo na área de turfa. Já na Fazendinha, não houve mais ocorrências de chamas no local

A fumaça continua na região de turfa Foto: TV Vitória

A fumaça na região da turfa, no município da Serra, continua queimando mesmo depois da chuva que caiu na madrugada desta segunda-feira (27). No último domingo (26) houve uma mobilização maior das equipes para combater o fogo, mas a fumaça continua. 

Segundo o tenente coronel Ribeiro, do Corpo de Bombeiros, para que as chamas tenham fim é necessário a inundação da área. “A chuva ajuda o nosso trabalho, mas não foi suficiente. A solução seria mais dias de chuva para ter uma inundação geral”, informou Ribeiro.

Até agora foram utilizados R$ 50 milhões de litros de água para conter o fogo. Equipes do Corpo de Bombeiros trabalham todos os dias no local e até uma base foi criada para dar apoio. Agora, em parceria com a Cesan, eles pretendem fazer um desvio do Rio Santa Maria para que a área seja inundada.

As medidas adotadas estão sob gestão da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e contam com a integração da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan).

As chamas diminuíram, mas a fumaça continua no parque Foto: Leitor | WhatsApp Folha Vitória

Fogo na Fazendinha 

E não é só a área de turfa que está incomodando os capixabas. No Parque da Fazendinha, no bairro Jardim Camburi, em Vitória, uma área de vegetação tem preocupado os moradores. Segundo eles, com essa chuva foi possível diminuir bastante as chamas, mas ainda há um pouco de fumaça. 

O Corpo de Bombeiros informou que o problema está acontecendo no local há quatro dias e que equipes foram encaminhadas para a região diversas vezes fará controlar o fogo, que tem voltado. A última ação dos bombeiros foi no domingo (26), após as chamas aumentarem com os ventos.

Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que na manhã desta segunda-feira (27) não houve registros de novos focos de incêndio no Parque Estadual Fazendinha, em Jardim Camburi. No domingo o incêndio foi novamente controlado.

Pontos moeda