Geral

Em estado de greve, caminhoneiros prometem cruzar os braços no Espírito Santo

Os caminhoneiros protestam pela tabela mínima de frete, motivo da reunião de quarta-feira (22), na ANTT que culminou com o aviso de paralisação a partir da meia-noite

Caminhoneiros do ES estão em Estado de greve Foto: Divulgação

Os caminhoneiros do Espírito Santo já estão em estado de greve, segundo o procurador geral da Acapra (Associação dos caminhoneiros profissionais e avulsos do ES), Jairo Cézar Pinheiro de Almeida.

“Aqui no Espírito Santo estamos estudando a paralisação. Por enquanto estamos em estado de greve, e vamos esperar a reunião que acontecerá amanhã e no sábado com sindicatos, federações, associações e avulsos”, explicou Almeida. 

Até o momento 18 postos de combustíveis do Estado, de Norte a Sul, da divisa com Bahia até Campos, Rio de Janeiro, foram visitados por membros da Acapra para conversar com os caminhoneiros.

A ordem é esperar o aviso para parar nos postos de gasolina, já que a parada nas BRs é passível de multa. “Os caminhoneiros estão em estado de alerta, para parar nos postos e não parar nas BRs, porque tem lei que proíbe a parada nas vias”, reforçou o procurador da associação.

Os caminhoneiros protestam pela tabela mínima de frete, motivo da reunião de quarta-feira (22), na ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) que culminou com o aviso de paralisação a partir da meia-noite. Para a associação capixaba dos caminhoneiros o descontentamento vai além, o tempo laboral que aumentou de 25 anos para 45 anos, é outro ponto desconfortável entre a classe. 

Em Brasília, o caminhoneiro capixaba, Bira Nobre, disse que a greve é pacífica e não irá impedir automóveis, ônibus e principalmente os caminhões que estão levando ajuda para Xanxerê, cidade atingida pelo tornado, em Santa Catarina. 

“A recomendação é que a população abasteça os carros e armazene comida, porque até as distribuidoras de combustíveis vão parar. É hora da população abraçar a causa”, contou nobre. 

Pontos moeda