Geral

Maio Amarelo trará várias ações de conscientização para trânsito mais seguro em Vitória

O Maio Amarelo é um movimento internacional de sensibilização para redução de acidentes. O objetivo é colocar em pauta para a sociedade o tema trânsito

Representantes do Maio Amarelo estiveram reunidos para planejar as ações da campanha Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória

Por conta da preocupação constante em reduzir acidentes de trânsito e transformar a sociedade mais fraterna e educada, as secretarias municipais de Saúde (Semus) e de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), o Colégio Brasileiro de Cirurgiões e o Serviço de Atenção Móvel de Urgência (Samu) reuniram-se nesta terça-feira (7) para planejar as ações do Maio Amarelo.

O evento acontecerá ao longo do mês com ações de conscientização para um trânsito mais seguro. O Maio Amarelo é um movimento internacional de sensibilização para redução de acidentes. O objetivo é colocar em pauta para a sociedade o tema trânsito, chamando a atenção para os altos índices de mortos e feridos nas ruas e rodovias.

Ações em vários pontos da capital

Haverá atividades em pontos onde ocorrem mais acidentes em Vitória, com encenações, orientação à população para um trânsito mais seguro, atividades educativas em escolas e uma grande ação de simulação. "Essa simulação irá testar os fluxos e protocolos para conhecermos o tempo de resposta das entidades envolvidas e, assim, prover mais treinamento", disse a coordenadora do projeto Vida no Trânsito na Semus, Jacira dos Anjos.

Para o diretor da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT) / Espírito Santo, o cirurgião geral e do trauma Carlos Alberto Fagundes, o importante é fazer ações contínuas. "Os altos números de acidentes de trânsito só se revertem com educação. Por isso, vamos tentar impactar a população inserindo em alguns pontos da cidade carros danificados e números reais de acidentados".

"O movimento Maio Amarelo não é uma campanha ou um programa. Cada entidade, empresa ou cidadão comum pode e deve participar das ações para demonstrar que adota posturas de responsabilidade no trânsito e entende o trânsito seguro como uma ação de toda a sociedade", explica Jacira dos Anjos.

Pontos moeda