Geral

Obama diz apoiar Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura

Redação Folha Vitória

Washington - Os Estados Unidos nunca se opuseram ao novo Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura, uma iniciativa liderada pela China, afirmou hoje o presidente norte-americano, Barack Obama. Com a declaração, Obama se contrapôs à versão corrente de que Pequim contornou Washington, ao persuadir importantes aliados dos EUA a assinarem como membros fundadores da iniciativa.

"Nós somos todos a favor disso", disse Obama, apontando que o banco precisa, porém, incorporar salvaguardas fortes nos setores financeiro, social e ambiental.

O governo americano sofreu um revés embaraçoso, quando Reino Unido, Alemanha, França e várias outras nações ocidentais rechaçaram os pedidos de autoridades norte-americanas e decidiram fazer parte da iniciativa, em meio às dúvidas sobre os padrões da nova instituição. O fato gerou questionamentos sobre se os EUA estariam perdendo peso econômico no mundo.

O presidente não vê a questão assim. Durante entrevista coletiva ao lado do premiê japonês, Shinzo Abe, Obama disse que os EUA só queriam garantir que o banco se baseasse nas melhores práticas. O governo americano diz que deseja cooperar com o banco, para garantir padrões fortes.

"Eles podem crescer mais rapidamente e isso é bom para todos", argumentou Obama. "Nós queremos que mais mercados possam comprar nossos produtos e nossos serviços", disse. Segundo ele, caso o banco tenha salvaguardas adequadas, de maneira que leve a bons projetos de infraestrutura e beneficie os países emprestadores, então "somos todos favoráveis". "Mas se ele não foi bem gerenciado, então pode ser uma coisa negativa", avaliou. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda