Geral

Obama reconhece capacidade do Irã de desenvolver arma nuclear futuramente

Redação Folha Vitória

Washington - Defendendo o acordo nuclear, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reconheceu nesta terça-feira a capacidade do Irã de desenvolver rapidamente uma arma nucelar, após expirar o tempo de 10 anos de congelamento de suas atividades nucleares.

O acordo realizado entre o Irã e as seis potências mundiais, na semana passada, prevê que Teerã poderia realizar um aumento gradual e claramente definido de sua capacidade de enriquecimento de urânio entre o 10º e o 13º ano.

Obama tem sido alvo de críticas pelo o acordo não eliminar totalmente os riscos, pois permite que o país mantenha o enriquecimento de urânio. Em uma entrevista à NPR News, Obama disse que o Irã será limitado por uma década em 300 kg, o que não é suficiente para converter o estoque em material para a construção de armas.

"O mais relevante é que no 13º, 14º e 15º ano, o Irã teria a capacidade de enriquecer urânio rapidamente, pois possui centrífugas avançadas, e nesse ponto, o tempo de congelamento das atividades cairia para quase zero", disse o presidente dos Estados Unidos.

O cronograma de desagregação, que é o tempo que o Irã levaria para adquirir material suficiente para uma arma nucelar, é atualmente avaliado de 2 a 3 meses a um ano, com duração de dez anos pelo menos.

Embora Obama tenha reconhecido que o tempo de desagregação do Irã poderia diminuir, ele disse que o mundo teria uma melhor percepção, uma vez que o Irã deverá ter extensas inspeções no anos anteriores. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda