Geral

Presidente da Turquia visita o Irã com o intuito de estreitar laços econômicos

Redação Folha Vitória

Istambul - O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, chegou no Irã nesta terça-feira com o intuito de estreitar os laços econômicos e tentar chegar a uma base comum sobre os conflitos no Oriente Médio.

No encontro com o líder supremo do Irã, Ayatollah Ali Khamenei, e o presidente, Hasan Rouhani, o presidente turco irá tentar amenizar as tensões entre os países e recuperar os anos de apoio econômico e diplomático com Teerã, uma vez que as relações foram pressionadas devido ao programa nuclear.

Os esforços da Turquia para blindar o Irã de sanções internacionais pesaram nas relações da Turquia com os seus aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte, que ameaça isolar o país. Agora, o governo da Turquia quer triplicar o comércio bilateral com o seu oitavo maior parceiro comercial para US$ 35 bilhões, e garantir acordos de energia, além de aumentar as exportações.

No entanto, um obstáculo político poderá atrapalhar o estreitamento dos laços. Na semana passada, Erdogan acusou Teerã de implicação direta na crise do Iêmen. O presidente turco disse também que Irã está apoiando as milícias xiitas no Iraque e na Síria contra o Estado Islâmico, apenas para preencher a falta de grupos leais a Teerã.

"O Irã está simplesmente tentando dominar a região", disse Erdogan no dia 26 de março. "Isso começou a incomodar vários países da região, incluindo nós, a Arábia Saudita e os países do Golfo", acrescentou.

Na sequência dos comentários do líder turco, alguns parlamentares iranianos pediram para cancelar o encontro, e 65 parlamentares enviaram uma carta ao presidente do Irã exigindo um pedido de desculpas oficial de Erdogan. Fonte: Dow Jones Newswires

Pontos moeda