Geral

Elefante-marinho “Fred” reaparece na Baía de Vitória

O animal teria apenas se afastado dos locais onde costuma ficar. Há também um desejo de estudar o caso dele, que vem ao ES há cinco anos

O elefante-marinho é da Antártida e vive em águas frias Foto: Divulgação

O elefante-marinho conhecido como “Fred” está descansando mais uma vez na Baía de Vitória. De acordo com o biólogo e diretor do Instituto Orca no Espírito Santo, Lupércio Araújo, o animal não havia saído do Estado, estava apenas afastado das áreas em que costuma ficar.

“Nós estávamos o acompanhando o tempo todo. Estamos tentando fazer uma campanha para juntamente com alguma instituição colocar transmissores nele para acompanhar a movimentação. É uma situação atípica, pois ele já está há cinco anos vindo ao Estado e fica sempre nos mesmos lugares”, explicou. 

Segundo Araújo, o elefante-marinho é da Antártida e vive em águas frias. Por isso, existe o desejo de ser feita uma pesquisa para saber os motivos que o fazem ficar tanto tempo no Espírito Santo. “Acredito que ele chegou em janeiro para a troca de pelo. Ele já está no Estado há muito tempo, e isso é difícil acontecer. Por isso temos que conversar com pesquisadores para estudar esse caso”, disse.

Ainda de acordo com o diretor do Instituto Orca, o maior problema do “Fred” ficar no Estado são as pessoas. “O problema é como as pessoas reagem a ele e não entendem as reações dele. Esperamos um comportamento de mais paciência e tolerância. Ele sempre volta para os mesmos lugares, mas o excesso de curiosidade das pessoas atrapalha muito”, afirmou.

Pontos moeda