Geral

Eleitores republicanos querem candidato à Casa Branca que reflita as primárias

Redação Folha Vitória

Washington - Simpatizantes do Partido Republicano rejeitam fortemente a ideia de a escolha do candidato à disputa pela Casa Branca em 2016 ser feita na convenção da legenda, em julho.

Questionados sobre todos os cenários possíveis para a Convenção Republicana, 71% dos entrevistados, que participam das primárias do partido, disseram ser inaceitável que o partido escolha um candidato que não participou das prévias do partido, mostra uma pesquisa feita pelo Wall Street Journal e a NBC News.

O resultado mostra a forte resistência à ideia, ventilada por alguns dentro do partido, que a convenção possa escolher um nome alternativo ao do megaempresário Donald Trump e o do senador texano Ted Cruz. Tal cenário pode ocorrer caso nenhum dos dois consiga os 1.237 delegados necessários para assegurar a nomeação.

A pesquisa mostra que os eleitores republicanos querem que a convenção fique próxima da sua vontade e menos do julgamento dos delegados.

Caso nenhum candidato entre na convenção com a maioria dos delegados, 62% dos entrevistados dizem que a convenção deve nomear aquele com a maior quantidade de votos nas primárias. Em contraste, 33% disseram que a convenção deve escolher um candidato escolhido pelos próprios delegados. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda