Geral

Frente fria chega ao Estado durante a semana e promete afastar onda de calor

No entanto, chuvas de cerca de 50 mm por dia não deverá minimizar a crise hídrica que atinge rios que abastecem os municípios da Grande Vitória

Uma nova frente fria no ES de trazer chuva Foto: Divulgação

A chegada de uma frente fria ao Espírito Santo prevista para a próxima quinta-feira (28) pode refrescar o calor, mas, de acordo com os meteorologistas do Climatempo, não irá minimizar a crise hídrica que atinge a Grande Vitória. 

As temperaturas, que durante o último mês ultrapassaram os 30°, devem baixar dessa marca no fim de semana. O fenômeno deixará o Estado na próxima segunda-feira (02).

A massa de ar frio, vinda da Região Sul do país deve levar maior volume de chuva – entre 70 e 150 mm por dia – ao Sul e Sudeste do Estado. Segundo o Climatempo, quando alcançar a região da Grande Vitória, a frente fria já estará mais branda e as precipitações não deverão passar de 50 mm.

Quer saber sobre a previsão do tempo para a sua cidade? Acesse o Folha Clima!

Essa quantidade de água não é suficiente para amenizar as vazões dos rios Santa Maria e Jucu, que abastecem a região metropolitana e estão, respectivamente, em estado crítico e beirando a mesma situação. O rio Santa Maria está com a vazão de 2.854, quase mil litros abaixo dos 3,8 mil aceitáveis. Já no rio Jucu, a vazão atual é de 6.337,63 litros por segundo, bem próximo aos 5.292 l/s que são limite.

Pontos moeda