Geral

General chinês visita ilhas disputadas no Mar do Sul da China

Redação Folha Vitória

Pequim - Uma delegação do exército da China visitou um conjunto de ilhas artificiais no Mar do Sul da China nos últimos dias, enfatizando a importância estratégica das estruturas que são centro de um impasse entre Pequim e Washington. As ilhas são disputadas com outros países. A visita do general Fan Changlong, vice-presidente da Comissão Militar Central do país, foi relatada pelo The Wall Street Journal e depois confirmada pelo Ministério da Defesa da China.

Parece ser a visita de mais alto escalão do exército chinês às ilhas, cuja construção nos últimos dois anos levantou preocupações nos Estados Unidos e na Ásia sobre se Pequim poderia usar o território para reforçar suas reivindicações sobre uma das mais movimentadas rotas marítimas do mundo.

A confirmação da visita do general Fan aconteceu após o secretário da Defesa dos EUA Ash Carter viajar em um cargueiro no Mar do Sul da China na sexta-feira, depois de uma visita às Filipinas. O país do sudeste asiático é aliado dos Estados Unidos no impasse sobre a posse da região.

O Ministério da Defesa da China publicou uma declaração afirmando que o general Fan recentemente liderou uma delegação de autoridades civis e militares em visita às ilhas no arquipélago de Spratly, chamado de Nansha pelos chineses, para inspecionar os trabalhos e cumprimentar os militares e funcionários da construção.

A declaração aponta que os trabalhos incluem estações meteorológicas, instalações de pesquisa marítima e cinco faróis, quatro dois quais estão em operação. O ministério não precisou a data da visita. O Pentágono não quis comentar sobre o ocorrido. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda