Geral

Libéria confirma segundo caso de ebola, após período sem registros da doença

A atual epidemia de ebola já matou mais de 11.300 pessoas desde dezembro de 2013, a maioria em Serra Leoa, Libéria e Guiné, desde o início da epidemia em dezembro de 2003

Redação Folha Vitória

- Monróvia - As autoridades sanitárias da Libéria confirmaram neste domingo (03) um segundo caso de ebola no país da África ocidental, meses após este ser declarado território livre de contágios. O menino de 5 anos de uma mulher de 30 que morreu na quinta-feira vítima da doença foi transferido para um centro de tratamento de Monróvia, disse o vice-ministro de Saúde, Tolbert Nyenswah.

Dez funcionários do setor de saúde estão sob observação preventiva, acrescentou o vice-ministro. As autoridades investigam como chegou a Monróvia a mulher com três de seus filhos, ainda que existam fortes indícios de que ela tenha vindo da Guiné sem mostrar sintomas de ebola, quando a fronteira estava fechada. A mulher morreu ao chegar ao hospital, na quinta-feira.

A atual epidemia de ebola já matou mais de 11.300 pessoas desde dezembro de 2013, a maioria em Serra Leoa, Libéria e Guiné, desde o início da epidemia em dezembro de 2003. A doença se dissemina pelo contato direto com fluidos corporais das vítimas ou dos corpos.

A Libéria havia sido declarada uma nação livre das transmissões pela terceira vez em 14 de janeiro. Mais de 4.800 mortes pela doença ocorreram no país e já houve novos casos em Serra Leoa e na Guiné. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda