Geral

Número de mortos em terremoto no Japão sobe para 32

Redação Folha Vitória

Mashiki, Japão - Forças do exército e outras equipes de resgate trabalham neste sábado na tentativa de encontrar sobreviventes nos escombros após dois fortes terremotos atingirem a região sudoeste do Japão. Até agora, as autoridades relatam que 32 pessoas morreram nos tremores e cerca de 1.500 pessoas ficaram feridas. São esperadas chuvas na região, o que deve complicar ainda mais os trabalhos de resgate. As chuvas também aumentam os riscos de deslizamentos de terra em áreas rurais isoladas.

Na madrugada de sábado, um tremor de 7,3 graus atingiu a região de Kumamoto, na ilha de Kyushu, deixando ao menos 22 mortos. O primeiro terremoto, de 6,5 graus, atingiu o local na noite de quinta-feira, matando dez pessoas.

A mídia local reporta que quase 200 mil domicílios estão sem energia elétrica e que os sistemas de distribuição de água potável também falharam na região. Há pelo menos 184 pessoas gravemente feridas e cerca de 91 mil habitantes tiveram de deixar suas casas.

O primeiro-ministro, Shinzo Abe, expressou preocupação sobre desastres secundários, que podem ser causados pela chuva e pelos ventos fortes previstos. Deslizamentos de terra foram registrados e bloquearam estradas e destruíram pontes. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda