Geral

OMS informa que um novo caso de ebola foi confirmado na Libéria

Redação Folha Vitória

Dakar - Um novo caso de ebola foi confirmado na Libéria, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS), em um revés para o país, que havia declarado estar livre de transmissões do vírus em 14 de janeiro. A Libéria já havia anunciado o fim da epidemia em maio do ano passado, mas novos casos emergiram duas vezes, o que forçou as autoridades a reiniciar o combate à doença.

A OMS reiterou que o ebola não é mais uma ameaça de saúde internacional, mas observou que novos casos, com frequência decrescente, são esperados. Também houve novas transmissões da doença em Serra Leoa e na Guiné, mas autoridades de saúde dizem que eles não estão ligados à cadeia original de disseminação.

De acordo com a organização, houve oito casos de ebola e sete mortes na Guiné desde fevereiro. O caso mais recente é o de uma menina de 11 anos que está sendo tratada em uma instalação específica para essa doença em Nzerekore e está com condições estáveis. Seis dos mortos eram da mesma família, que vive na vila de Koropara.

Uma mortífera epidemia de ebola provocou mais de 11,3 mil mortes desde dezembro de 2013 em Serra Leoa, Libéria e Guiné. Atualmente não há casos da doença relatados em Serra Leoa. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda