Geral

ONG capixaba lança campanha para financiar projeto de documentação do Rio Doce

A ideia do financiamento coletivo é dar continuidade ao "Lágrimas do Rio Doce", que mostra a realidade do rio e as consequências do rompimento da barragem da Samarco em Mariana

Projeto visa mostrar a realidade do Rio Doce, por meio de fotos, vídeos e entrevistas, para alertar a sociedade sobre a gravidade do desastre ambiental Foto: Divulgação/Projeto Lágrimas do Rio Doce

Uma ONG do Espírito Santo lançou uma campanha de crowdfunding - financiamento coletivo - para arrecadar fundos para um projeto que visa documentar os estragos provocados pela lama de rejeitos de minério da Samarco ao Rio Doce. As doações podem ser feitas, via internet, até o dia 9 de maio.

De acordo com o Instituto Últimos Refúgios (UR), organizador da campanha, a ideia é dar continuidade ao projeto "Lágrimas do Rio Doce", que mostra a realidade do rio e as consequências que ele sofreu por conta do rompimento da barragem da mineradora na cidade de Mariana (MG), em novembro do ano passado. 

O objetivo do projeto é difundir a realidade acerca da tragédia no Rio Doce, por meio da criação de um acervo digital constituído por fotografias, vídeos e depoimentos. O instituto espera que os registros realizados por "Lágrimas do Rio Doce" possam mobilizar a sociedade e, dessa forma, contribuir para a realização de ações efetivas, por parte do poder público, para recuperar a bacia hidrográfica. 

O trabalho realizado por meio do projeto pode ser conferido aqui. De acordo com a ONG, todo o material produzido será transformado em produtos culturais, apresentações, exposições, artigos, vídeos e afins, capazes de multiplicar a sensibilização ambiental, sobretudo com educação ambiental envolvendo crianças. 

Segundo o UR, o financiamento coletivo possibilita que pessoas do mundo inteiro contribuam, por meio de doações, para dar continuidade ao projeto que, até então, era financiado pela própria equipe de voluntários e parceiros da ONG capixaba.

Doações

As doações podem ser feitas no endereço https://www.catarse.me/lagrimas. Os interessados em apoiar o projeto podem escolher uma recompensa ao fazer sua doação de, no mínimo, R$ 10. As recompensas variam entre selos digitais representando o apoio à campanha, postais, fotografias exclusivas, camisas, canecas, quadros, cursos, dentre outros brindes.

Caso a meta mínima seja ultrapassada, a cada R$ 3 mil adicionais, um trabalho focado na sensibilização ambiental em mais uma escola rural, ao 

longo do Rio Doce será realizado. Mediante apresentações lúdicas e oficinas artísticas, o instituto pretende estimular crianças a refletirem sobre o que aconteceu com o rio, ao mesmo tempo em que será possível descobrir qual foi a percepção das crianças sobre o ocorrido.

Pontos moeda