Geral

Cachoeiro inicia vacinação contra gripe nesta segunda-feira em mais de 31 locais

As primeiras 10 mil doses começaram a chegar no município nesta quarta-feira (12). Crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos fazem parte do público prioritário

50 mil pessoas compõem o público prioritário local Foto: Divulgação/Prefeitura

Unidades de saúde de bairros e distritos de Cachoeiro darão início, nesta segunda-feira (17), à campanha anual de vacinação contra a gripe. O serviço da prefeitura fica disponível de segunda a sexta, em 31 locais, incluindo 12 comunidades que não têm sala fixa de vacina.

A campanha é instituída pelo governo federal e vai até 26 de maio em todo o país. Geralmente, é feita nas semanas próximas ao início do inverno, para a prevenção às infecções típicas dessa época de menos umidade e luz solar. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), 50 mil pessoas compõem o público prioritário local. Deste total, a meta é vacinar 90%. Todos devem procurar as unidades portando um documento com foto e o cartão de vacinação. 

Fazem parte do público prioritário professores em atividade, crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos, trabalhadores da área de saúde, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, pessoas com doenças crônicas e condições clínicas especiais, gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, os jovens sob medidas socioeducativas e as puérperas, que deram à luz a menos de 45 dias. 

Nesta quarta-feira (12), as primeiras 10 mil doses começaram a chegar a unidades de saúde do município. Paralelamente, gestores da rede pública e privada de ensino recebem orientações sobre a imunização de sua equipe docente. Cada professor deve procurar a sala de vacina mais próxima de onde trabalha. 

“Nossas equipes de saúde vão receber uma lista com o nome dos professores que atuam nas proximidades da unidade, para facilitar o controle e priorizar quem realmente precisa receber a dose. É importante que os professores procurem a vacina perto de sua escola”, explica a coordenadora municipal de Imunização, Márcia Passabom. 

Vacinação contra febre amarela continua 

Nos mesmos locais, as equipes terão disponíveis também a vacina contra a febre amarela, voltada principalmente às pessoas com idade acima de nove meses e abaixo de 60 anos. Outra oportunidade será no dia 13 de maio, um sábado. É o Dia D nacional de vacinação contra a gripe, mas, em Cachoeiro, tem atendimento também contra a febre amarela. 

Pontos moeda