Geral

Fotógrafos trocam fotografias por roupas para abrigo e orfanato em Vitória

Para participar, basta levar uma peça de roupa e um pendrive para armazenar a fotografia. Será entregue uma foto para cada peça de roupa doada

Em torno de 10 voluntários atuarão no "Foto Solidária" no parque Pedra da Cebola Foto: Divulgação

Um trio de fotógrafos resolveu usar a arte para ajudar quem necessita. Eles organizaram o evento "Foto Solidária", a ser realizado no próximo dia 7 de maio, no parque Pedra da Cebola, em Vitória. A ação acontecerá das 9h às 17h e espera a participação de cerca de 200 pessoas.

A ação arrecadará roupas para um orfanato e uma casa de abrigo feminina de Vitória. Cerca de 10 voluntários devem atuar no "Foto Solidária". Para participar, basta levar uma peça de roupa e um pendrive para armazenar a fotografia. Será entregue uma foto para cada peça de roupa doada. A fotografia será feita no local em que o doador quiser no parque.

O evento é organizado pelos amigos Filipe dos Santos Silva, de 28 anos, Andrew Gabriel do Santos Rocha, de 25, e Isaque Deodato de Souza, de 20. Segundo Filipe, a ideia surgiu após o trio presenciar necessidades de moradores de rua em dias frios. Ele diz que o amadurecimento da ideia aconteceu depois de conversas com uma assistente social.

"Fazemos muitos ensaios no centro da cidade e temos acesso a muitas ruas. Vemos a realidade de pessoas que muitos não veem. Há diversos moradores de rua sem roupas apropriadas para climas frios e isso nos sensibiliza. Decidimos através da nossa arte ajudar as pessoas. Amadurecemos a ideia com uma amiga nossa, que é assistente social. Ela nos revelou que a necessidade principal de pessoas em orfanatos e abrigos é roupas", comenta.

"Nossa ideia é sensibilizar as pessoas. Não necessariamente para doação de roupas, mas para boas ações. A arrecadação de roupas é uma iniciativa pra auxiliar em uma necessidade. Muita gente tem roupas em casa que não usam e têm pessoas que precisam, não há nada mais satisfatório do que ajudar", completa Filipe.

As fotos serão editadas e entregues instantaneamente. Os voluntários terão três computadores para edição. Haverá também voluntárias para avaliar o estado das roupas e armazená-las de acordo com o tamanho. Filipe ressalta que podem ser tiradas mais uma fotografia, mas serão entregues apenas as quantidades correspondentes ao número de roupas doadas. "A data escolhida foi pensada pra entregarmos o material arrecadado próximo ao Dia das Mães", fala o fotógrafo.

Silva diz ainda que após o evento do dia 7, está sendo programada uma ação em outubro, em um abrigo feminino, onde eles proporcionarão um "Dia de Princesa" para as meninas do local. "Temos o pensamento que, proporcionando um dia como essa para as meninas, podemos acrescentar amor à vida delas. São meninas que sofreram abuso e se encontram em situação de risco social, portanto, necessitam de atenção", finaliza.

Serviço

Evento: Foto Solidária
Data: 7 de maio
Horário: 9h às 17h
Local: Parque Municipal Pedra da Cebola, em Vitória.

Pontos moeda