Geral

Oficina de dança gratuita para os capixabas no próximo domingo em Vitória

Para os interessados em participar da aula, basta ir ao Mucane no dia do evento vestindo roupas leves, nas cores branca e vermelho, além de uma flor vermelha para compor o congar

Gracielle, que é bailarina e devota de São Jorge, será a responsável por ministrar a oficina de dança Foto: Reprodução/Prefeitura/ Divulgação Semc

No sincretismo religioso brasileiro, o santo guerreiro, que teria distribuído toda sua riqueza para os pobres, é conhecido por esses dois nomes. Dia 23 é o seu dia e, em comemoração à data, acontece neste domingo (23), a partir das 9h30, a oficina "Danç’Arte", uma parceria entre o Museu Capixaba do Negro "Veronica da Pas" (Mucane), o Núcleo Afro Odomodê e a artista Gracielle Monteiro, que ministrará a oficina.

De acordo com Gracielle, a oficina será baseada na metodologia da dança dos orixás, tendo como base a história do santo. "É muito mais que um trabalho corporal, pois, dentro das minhas aulas e vivências, eu priorizo com bastante ênfase a conexão corpo e espírito, céu e terra, que recebemos dos nossos guias, que até hoje nos dão força para manter a nossa cultura de pé", explicou a artista.

Segundo ela, a dança inspirada por São Jorge representa a ordem, a segurança e a firmeza. "O movimento na dança, representada pelos movimentos das 'mãos cortando de um lado para o outro', simboliza a sua espada, no sentido de cortar todas as demandas. A espada é a lei, a ordem, com os braços erguidos, mostra a sua autoridade, a sua importância na segurança e bom andamento dos trabalhos".

Inscrições

Para os interessados em participar da aula, basta ir ao Mucane no dia do evento vestindo roupas leves, nas cores branca e vermelho, além de uma flor vermelha para compor o congar que será feito na vivência. "A oficina é aberta a todos que, com bom grado, permitam-se conectar com a matriz africana".

Homenagem

Para Gracielle, a expectativa em torno da possibilidade de reverenciar o santo, por meio da arte, é grande. "Como bailarina e devota de São Jorge, é a oportunidade para um encontro transcendental. Que saibamos passear pela liturgia espiritual e também pela pressão e a rapidez da dança afro. Homenageá-lo com a dança é uma forma humilde e nobre de nos posicionarmos em reverência e agradecimento".

Serviço

Oficina "Dança´Arte" em homenagem a São Jorge, com Gracielle Monteiro
Quando: domingo (23), das 9h30 às 12 horas
Onde: Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (Mucane) - avenida República, 121, Centro
Aberto ao público

Pontos moeda