Geral

Oito em cada 10 alunos dizem ficar ansiosos com provas

Redação Folha Vitória

São Paulo - Oito em cada dez estudantes brasileiros dizem sentir muita ansiedade em uma prova, mesmo quando estão preparados. Os dados fazem parte de um questionário, com foco no bem-estar de alunos de 15 anos, aplicado em 2015 pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês) em 72 países e divulgado ontem pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O Brasil é o segundo na proporção de estudantes que dizem ficar ansiosos durante as avaliações: 80,8% - atrás apenas da Costa Rica (com 81,2%). A taxa é bem superior à média dos países da OCDE, de 55,5%.

A aluna do 1.º ano do ensino médio Rebecca Deslandes, de 15 anos, fica ansiosa na hora de fazer provas. "Na minha turma, costumo ser uma das últimas a terminar." Para evitar que isso prejudique seu desempenho acadêmico, ela se organiza para se concentrar nas disciplinas que tem mais dificuldade. Para especialistas, a cultura avaliativa das escolas brasileiras contribui para que o aluno fique pressionado e, portanto, ansioso.

O relatório também mostrou que 17,5% dos estudantes brasileiros disseram já ter sido alvo de algum tipo de bullying na escola. O porcentual é menor do que na maioria dos outros países (a média dos países foi de 18,7%). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Pontos moeda