Geral

Ônibus com mais de 100 passageiros pega fogo na Serra

Uma equipe do Corpo de Bombeiros chegou em poucos minutos e a primeira ação foi retirar a bateria do ônibus, que ainda estava funcionando e gerando energia

O Corpo de Bombeiros foi até o local para controlar as chamas  Foto: Reprodução/ TV Vitória

Um ônibus do sistema Transcol teve um princípio de incêndio, na tarde da última segunda-feira (10), na BR 101, no Bairro Valparaíso, no município da Serra. A suspeita é de que uma pane elétrica tenha causado o incêndio. Ninguém ficou ferido. 

O coletivo, que fazia a linha 591, saiu de Cariacica e encerraria a viagem na Serra. Aproximadamente 120 passageiros estavam no veículo, segundo o motorista. As chamas começaram na parte do meio do ônibus, onde fica o motor.

O motorista disse que olhou pelo retrovisor, viu a fumaça e decidiu parar. "A princípio, eu e o cobrador nos preocupamos em evacuar o ônibus. Abrimos as três portas, tiramos todos os passageiros para depois ver o que estava acontecendo. Depois que afastamos todo mundo do local, fomos ver a situação. Tentamos apagar com o extintor, mas deu deu. Então, paramos os colegas que passavam, pegamos mais extintores e tentamos controlar as chamas até a chegada dos bombeiros", disse Duiliam Armino, motorista do coletivo. 

Uma equipe do Corpo de Bombeiros chegou em poucos minutos e a primeira ação foi retirar a bateria do ônibus, que ainda estava funcionando e gerando energia. "Qualquer incêndio e acidente em veículo, a gente procura desligar a bateria, para assim cortar o que está sendo produzido e não correr o risco das chamas continuarem, caso seja algo relacionado a parte elétrica do veículo", informou o tenente Cunha, do Corpo de Bombeiros. 

O trânsito ficou interrompido na pista lateral sentido norte, provocando congestionamento. O motorista do coletivo e os bombeiros suspeitam que o incêndio tenha começado com uma pane elétrica, mas a confirmação vai depender de uma perícia. "Vai demandar a solicitação da empresa para o Corpo de Bombeiros para assim ser periciado, se for do interesse da empresa para respaldar em seguro, ou algo parecido", disse o tenente. 

Por meio de nota, a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) informou que toda a frota da empresa passa por manutenções e revisões periódicas, e que a vistoria dos ônibus do sistema Transcol, pela Ceturb, é feita a cada quatro meses. A empresa disse que a perícia só é acionada em caso de vítimas. 

>>Veja o vídeo<<

Pontos moeda