Geral

Andar de bicicleta será matéria obrigatória no ensino básico de Portugal

A iniciativa também vai chegar em adultos que não sabem andar de bicicleta. O governo pretende montar um “quadro de referência nacional” para ensinar a população a andar de bicicleta

Foto: Reprodução/Pexels

O governo português quer mudar o comportamento das crianças. Para isso, andar de bicicleta vai se tornar matéria obrigatória nas escolas a partir do ensino básico de Portugal.

As crianças vão começar andando de bicicleta dentro de um ambiente seguro e protegido e, quando passarem para a segunda e terceira série, poderão andar em espaço público.

Mudança drástica na mobilidade

O secretário de Estado Adjunto da Mobilidade, José Mendes, explica que a intenção é criar condições para uma mudança drástica em questão de mobilidade nas próximas gerações, além de incentivar um uso responsável e coletivo do espaço público.

A iniciativa também vai chegar em adultos que não sabem andar de bicicleta. O governo pretende montar um “quadro de referência nacional” para ensinar a população a andar de bicicleta. As aulas vão focar em segurança e conforto e serão em ambiente fechado para os iniciantes e na rua para o nível avançado. Depois, os novos ciclistas formados ganharão certificados.

Aulas para pessoas com deficiência

Pensando em inclusão, as pessoas com deficiência física também poderão aprender a pedalar. A proposta oficial do governo assegura que bicicletas adaptadas serão emprestadas, além de cadeiras de rodas e outros equipamentos, para garantir a segurança e conforto.

A atividade física e hábitos saudáveis são essenciais no processo de reabilitação e integração das pessoas na sociedade.

Com informações do Portal do R7!

Pontos moeda