Geral

Comandante do Exército da Líbia pede que Forças Armadas marchem para Trípoli

O comandante do Exército da Líbia, Khalifa Hifter, ordenou nesta quinta-feira que as Forças Armadas do país marchassem para Trípoli, capital do governo apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o que provocou temores de um grande confronto com milícias rivais. A ordem para o Exército Nacional da Líbia, postada em uma gravação de áudio online, ocorreu quando o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, visitou o país e emitiu "um forte apelo para que todos os movimentos militares parassem".

Hifter também colocou em risco futuras negociações de paz entre rivais líbios comandadas pela ONU com a intenção de traçar um roteiro para novas eleições. O Conselho de Segurança das Nações Unidas agendou uma reunião de emergência a portas fechadas para a tarde desta sexta-feira, a pedido do Reino Unido, para discutir os desdobramentos das questões líbias.

Hifter pediu que as Forças entrem pacificamente em Trípoli e levantem suas armas apenas "em face daqueles que buscam a injustiça e que prefiram o confronto e a luta". Ele também pediu que as Forças não abrissem fogo contra civis ou pessoas desarmadas. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda