MULTIVERSO CORPORATIVO - QUERO SER

Geral

Multiverso Corporativo: quero ser!

Será que uma escolha profissional é para sempre? Vale a pena investir em uma nova carreira?

Foto: Divulgação

Já se foi o tempo em que ter formação de nível superior era quase uma certeza de conseguir um bom emprego. Nos dias de hoje, uma graduação já não é um diferencial tão poderoso no mercado de trabalho.  Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), quase metade (44,2%) dos jovens empregados com diploma universitário está em postos de menor qualificação, isto é, fora de sua área de atuação. 

Só para se ter noção das mudanças no mercado de trabalho nos últimos anos, no fim de 2014, esse número era de 38,1%. Mas será que uma escolha profissional é para sempre? Vale a pena investir em uma nova carreira? 

Segundo o professor Flávio Cavalcante, se você tiver que escolher entre uma profissão que dá muito dinheiro, mas que você não gosta, e outra que dá algum dinheiro e você ama, opte pelo caminho do que você ama. 

Além disso, profissões que eram vistas como definitivas, até a pouco tempo, ou acabaram ou devem acabar nos próximos anos. Será que você já está preparado para essa mudança no mercado de trabalho? Com base nisso, Cavalcante aponta que o melhor caminho é investir na criatividade.

"Por exemplo, quanto tempo falta para que os aviões sejam pilotados por máquinas? E os carros? Empresas como Google, Apple e Ford já tem projetos bem avançados de carros autômatos. E o Tiozinho da Copiadora vai fazer o que se o PDF cresce em uma velocidade incrível? E o Carteiro, se ninguém mais manda carta? O mundo mudou e as profissões menos criativas vão sofrer o impacto das máquinas prioritariamente, depois todas sentirão."

Outra questão abordada pelo professor refere-se a reviravolta no cenário educacional em todo o mundo, e onde muitos profissionais estão usando as certificações para reforçar os seus currículos e se destacarem no mercado.

"No mundo corporativo estamos cansados de termos currículos bons e profissionais ruins, assim o jogo virou. Hoje, mais importante que a teoria acadêmica é a Era da Prática Certificada. O cara estuda por conta própria, pratica exaustivamente e depois faz uma prova para certificar sua aptidão."

Multiverso corporativo

Na segunda parte do especial Multiverso Corporativo, que é dividido em três episódios, você poderá conferir textos, vídeos e infográficos desenvolvidos pelo professor Flávio Cavalcante.

*Flávio Cavalcante e professor, palestrante e autor de obras sobre carreira, mercado de trabalho e planejamento estratégico pessoal. 

Pontos moeda