Motoristas por aplicativo terão novas exigências para circular em São Paulo

Geral

Motoristas por aplicativo terão novas exigências para circular em São Paulo

Foi criado um calendário para que motoristas façam cursos e submetam seus carros a uma vistoria de segurança e limpeza

Foto: Agência Brasil

Entram em vigor nesta segunda-feira (08) em São Paulo novas exigências criadas pela prefeitura da cidade em relação aos motoristas de aplicativos de transporte. O órgão criou um calendário para que motoristas façam cursos e submetam seus carros a uma vistoria de segurança e limpeza.

A inspeção dos veículos é um requisito obrigatório para a obtenção do Certificado de Segurança do Veículo de Aplicativo (Csvapp). O órgão irá realizar uma vistoria nos carros, para garantir que "somente veículos que reúnam condições de segurança, higiene e limpeza para os passageiros possam atuar no mercado".

O prazo para a realização das vistorias seguirá a seguinte ordem: carros com placa com final 1, no dia 31/05; final 2, 30/06; final 3, 31/07; final 4, 31/08; final 5, 30/09; final 6, 31/10; final 7 e 8, 30/11, e final 9 e 0, 31/12.

Exigências

Para a obtenção do Cadastro Municipal de Condutores (Conduapp), os motoristas precisam da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com Exerce Atividade Reumnerada (EAR); atestado de residência; inscrição no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS); atestado de antecedentes criminais e curso ministrado pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs).

Outra exigência do órgão é o Certificado de Segurança do Veículo de Aplicativo (Csvapp). Para obter o documento, os motoristas precisam ter seguro DPVAT e pelo aplicativo o qual trabalha; inspeção do veículo, segundo calendário municipal; adesivo da empresa de app; veículo com idade de até oito anos e autorização do proprietário do veículo para transporte por aplicativo.

A nova regulamentação do setor de transporte de passageiros foi publicada em janeiro, por meio de decreto do prefeito Bruno Covas (PSDB).