MULTIVERSO CORPORATIVO - QUERO VOLTAR A VENCER

Geral

Multiverso Corporativo: quero voltar a vencer!

Todo conhecimento é importante e sabendo fazer nexos-causais entre as áreas de origem e destino você terá vantagem competitiva

Gustavo Fernando

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

A escolha de uma profissão é para a toda a vida? Há pouco tempo, o objetivo de uma empresa era durar 100 anos. Muitos profissionais se formavam e se aposentavam na mesma área de atuação e até mesmo na mesma empresa. Hoje, com a fluidez do mercado, o objetivo de muitos é criar uma empresa, vender e partir para o próximo desafio. 

Dessa forma, está se tornando cada vez mais comum encontrar profissionais de sucesso que a cada 20 anos fazem um verdadeiro looping em suas carreiras. Segundo o palestrante Flávio Cavalcante, essa oxigenação profissional é saudável, pois motiva e instiga novos aprendizados.

"As profissões e os mercados mudaram. Os negócios não são mais perenes e as novas áreas profissionais geram novos desafios", define Cavalcante. 

Mas como o profissional de hoje deve desenvolver a carreira? O mercado quer alguém generalista ou especialista?

Para Cavalcante, o discurso sempre tendeu à formação do especialista. Afinal, quem nunca escutou as famosas frases:  “você tem que ser especialista em algo” ou “quem faz de tudo, não faz nada bem”.

Nesse contexto, surge a figura do super generalista, alguém que aprendeu e desenvolveu sua carreira em várias áreas e optou por continuar o aprendizado. 

O mundo dos negócios é mutável, assim como as profissões. Hoje, vivemos em uma era tecnológica, repleta de variações e voltada para a produção de um produto/serviço. Mas, até a pouco tempo, conforme Flávio Cavalcante apresenta em seu Cronograma das Eras, o cenário era bem diferente. 

Somente no Século XX, isto é, entre 1º de janeiro de 1901 e 31 de dezembro de 2000, o mercado e as profissões passaram por diversas mudanças: a Revolução Industrial (Era dos Commodities), a Era dos Produtos (e o conceito do descartável), e a Era do Encantamento (rápidas, pessoais, flexíveis e horizontais). 

Mas, afinal, qual será o próximo movimento revolucionário? Para o professor Cavalcante será a Era do Merecimento, momento em que as pessoas construirão seus próprios bens ou pelo menos vencerão uma etapa antes de receber o prêmio em um modelo Pavloviano de recompensa. "Podemos perceber isso com o crescimento de programas como Largados e Pelados, Man Vs Wild, O Sobrevivente, define". 

Multiverso corporativo
Na primeira parte do especial Multiverso Corporativo, que é dividido em três episódios, você poderá conferir textos, vídeos e infográficos desenvolvidos pelo professor Flávio Cavalcante*.

*Flávio Cavalcante é professor, palestrante e autor de obras sobre carreira, mercado de trabalho e planejamento estratégico pessoal. 

Pontos moeda