• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Pessoas com deficiência se organizam para romaria na Festa da Penha

FESTA DA PENHA 2019

Geral

Pessoas com deficiência se organizam para romaria na Festa da Penha

A Romaria acontece no sábado, dia 27 de abril. A concentração terá inicio às 7h30 na Praça Duque de Caxias, no Centro de Vila Velha

Foto: Divulgação

A manhã do próximo sábado (27)será diferente para um grupo de pessoas muito especial. Como fazem há 14 anos, as pessoas com deficiência que moram no Espírito Santo vão sair às ruas de Vila Velha para expressar fé na vida e desejo de lutar pelos seus direitos junto à sociedade e instituições públicas

Como fazem há 14 anos, elas participam também da Festa de Nossa Senhora da Penha e realizam a sua própria Romaria das Pessoas com Deficiência, e fazem deste um momento para expressar sua espiritualidade, mas também para celebrar conquistas e apresentar demandas e reivindicações do segmento.

A Romaria acontece no sábado, dia 27 de abril. A concentração terá inicio às 7h30 na Praça Duque de Caxias, no Centro de Vila Velha. A caminhada terá inicio às 8 horas, e segue até a Prainha, aos pés do Convento da Penha. Depois os caminhantes seguem até à frente da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, onde será celebrada uma missa.

Organizada pelo Fórum de Entidades de Pessoas com Deficiência, a romaria teve inicio em 1996, a partir da Campanha da Fraternidade que teve como tema a deficiência. Para os organizadores, participar da Festa da Penha é um importante momento para dar visibilidade reivindicações e lutas destas pessoas.

De acordo com os censos do IBGE, o Brasil tem mais de 24% de sua população com alguma deficiência. Esse percentual representa mais de 46 milhões de pessoas no país, e no Espírito Santo este percentual corresponde a cerca de 900 mil pessoas com alguma deficiência – intelectual, visual, física, auditiva ou múltipla.

Dentre as preocupações expressas pelo segmento estão a reforma da Previdência Social que pode atingir profundamente as pessoas com deficiência, a redução do valor do Benefício da Prestação Continuada, os cortes dos investimentos em políticas públicas de assistência social, o fim dos investimentos em políticas de inclusão na educação e na saúde.

Programação da Romaria das Pessoas com Deficiência na Festa da Penha:

Dia – 27 de abril de 2019 – Sábado
Concentração: 7:30h – Praça Duque de Caxias – Centro – VV – ES
Início da Caminhada: 8:00h
Celebração: 9:00h – Parque da Prainha/ em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário.