Geral

Projeto promove plantio de árvores em Guarapari

Quase 1200 mudas ganharam as ruas da cidade com o “Plante Essa Ideia”.

Carolina Brasil

Redação Folha da Cidade
Foto: Divulgação/PMG
A população também pode solicitar mudas à Secretaria.

Na última semana, cerca de 90 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica foram plantadas em Guarapari. A iniciativa é parte do projeto “Plante Essa Ideia”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (Semag).

Nessa sexta-feira (29), a praça principal da comunidade do bairro Santa Rosa recebeu 20 mudas. Em seguida, foi a vez de Kubitschek com oito mudas e o bairro São Gabriel com duas. A entrega do dia terminou com 40 mudas para recuperação de nascente, na zona rural de Tartaruga. Foram plantadas espécies de Ipê Roxo, Ipê Rosa, Ipê Amarelo, Sibipiruna, Pata de Vaca, Aroeira, Algodoeiro, Pau Brasil e Paineira.

No Centro, a Rua Pedro Caetano recebeu 19 mudas de “Pata de Vaca” no último dia 27. O plantio, feito pela Gerência de Arborização e Paisagismo, contou com a ajuda dos moradores.

Foto: Divulgação/PMG
O viveiro municipal já conta com mudas em tamanho adequado para o plantio.

O objetivo do “Plante Essa Ideia” é aumentar a arborização urbana no município. Desde o início, ocorrido em meados de 2017, quase 1200 mudas já foram plantadas, tanto em ações de plantio, quanto através de requerimento ao município. “O projeto começou na atual gestão, com a implantação do viveiro municipal e manejo inicial. Agora, porém, com as mudas em tamanho de plantio mais adequado, o trabalho foi intensificado”, explicou Breno Simões Ramos, secretário adjunto de Meio Ambiente e Agricultura de Guarapari.

Breno acrescentou que, paralelo ao projeto de arborização urbana, o município também incentiva a recuperação de nascentes. “Já plantamos mais de 620 mudas e, atualmente, temos 12 nascentes estão em monitoramento”.

A Semag também disponibiliza mudas para quem quiser efetuar plantio. Basta comparecer à sede da Secretaria, na Gerência de Arborização e Paisagismo, situada à Rodovia Jones dos Santos Neves, 376, em Muquiçaba, e fazer a solicitação. “Aqui o munícipe assina um termo de responsabilidade de cuidado e nós damos toda orientação, suporte para o plantio e monitoramento dessa árvore”, finalizou o adjunto.

Pontos moeda