CORONAVÍRUS

Geral

Cerca de 290 estabelecimentos foram notificados por não cumprirem determinação de fechamento

Fiscais intensificam trabalho e percorrem todos os bairros e distritos

Foto: Divulgação

Nos últimos dias, equipes de fiscalização da Prefeitura de Cachoeiro estão interditando estabelecimentos que descumprirem as determinações de restrição ao funcionamento do comércio. 

As medidas foram adotadas com base em orientações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde para evitar a propagação do novo coronavírus. 

Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semdurb), os estabelecimentos interditados foram notificados mais de uma vez. Os fiscais percorrem todos os bairros e distritos do município para assegurar o cumprimento da medida. 

Até o fim da última semana, foram realizadas 1.155 vistorias, e apuradas 181 denúncias. Cerca de 290 estabelecimentos receberam notificações. Os servidores estão autorizados a lavrar notificações e autuações. 

O estabelecimento que descumprir a ordem de suspensão de funcionamento será notificado a encerrar, de imediato, as suas atividades. Caso não seja feito o fechamento imediato, será aplicada a penalidade de cassação da licença de localização e funcionamento. Os fiscais também podem requisitar força policial para cumprimento da determinação.

As equipes também orientam a população nas ruas a respeito de aglomerações de pessoas, e reforça a importância do distanciamento mínimo entre elas em filas de bancos e outras instituições. A Guarda Civil Municipal (GCM) apoia os agentes da prefeitura na ação.

O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Jonei Petri, lembra que as equipes continuarão com os trabalhos de fiscalização diária. "É muito importante que cada cidadão se conscientize da sua própria responsabilidade, denunciando quem desrespeita, cumprindo as medidas de higiene e saúde e, principalmente, saindo de casa somente se for estritamente necessário”, comenta.

Canais para denúncia

Para denunciar os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços que não cumprem as restrições, os moradores devem ligar para o número 190 (Ciodes), para a Ouvidoria Geral do Município pelos telefones 156 e (28) 98814-3357, pelo e-mail [email protected] ou pelo aplicativo "Todos Juntos".

Pontos moeda