CORONAVÍRUS

Geral

Coronavírus no ES: 120 leitos de UTI já foram abertos na rede estadual; ideia é chegar a 400

A Sesa também adquiriu 185 respiradores mecânicos, mas, até o momento, apenas 50 aparelhos chegaram ao Hospital Jayme dos Santos Neves

Foto: Divulgação/ Sesa

Com o avanço dos casos do Novo Coronavírus, é cada vez mais urgente a abertura de leitos de UTI para receber os pacientes com sintomas graves da doença. Nessa corrida contra o tempo, o Governo do Espírito Santo abriu 120 dos 400 novos leitos de UTI anunciados para atender os casos graves de covid-19, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). 

Esses leitos foram abertos no Hospital Estadual Jayme Santos Neves, na Serra, unidade referência para o tratamento da doença na rede pública do Estado. Hospitais particulares também estão reforçando as UTIs para se preparar para o pico da pandemia.

A Sesa também adquiriu 185 respiradores mecânicos, equipamento fundamental para garantir o tratamento adequado aos pacientes com quadro grave. No entanto, até o momento, apenas 50 aparelhos chegaram ao Jayme Santos Neves. A gestão do hospital também comprou mais 99 respiradores. Desses, 40 já estão sendo usados.

>> Governo do ES abre 113 leitos de UTI para tratamento de pacientes com Coronavírus

O médico intensivista Cleberson Ovani, que atua no combate à covid-19, explica que 15% das pessoas contaminadas evoluem para os casos graves da doença e precisam de uma UTI. Desse total, 5% acabam entubados para receber ventilação mecânica. Segundo ele, apesar do estresse elevado, até o momento as UTIs de hospitais públicos e particulares no Espírito Santo estão atendendo a demanda.

"Nós não atingimos o pico da pandemia. Acredito eu que isso deve aparecer no meio da semana que vem ou mais para frente um pouco, no dia 18. Hoje a gente ainda tem leito disponível, tanto na rede pública quanto na particular. Fora a carga de trabalho, que já é intensa, agora a gente tem o estresse, que se exacerbou um pouquinho com a chegada dessa pandemia", afirmou.

No total, sem contar os novos leitos, o Espírito Santo tem 1.115 vagas em UTI, sendo 602 do SUS e o restante da rede privada. Todo leito de UTI conta, naturalmente, com um respirador.

Nessa corrida contra o tempo, em busca de leitos, a Santa Casa de Misericórdia de Vitória, da rede filantrópica, anunciou a compra de dez respiradores, que vão garantir a abertura de dez novos leitos de UTI. Entretanto, um atraso na entrega dos equipamentos vai retardar a abertura em cerca de dois meses.

"Nós não somos a referência, mas a gente sabe que todos os hospitais tem que estar preparados, porque vai chegar num ponto que o hospital de referência pode não suportar o quantitativo de pessoas que venham a necessitar dele", afirmou a provedora da Santa Casa de Vitória, Maria da Penha D'ávila.

Além dos respiradores, há uma preocupação com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais da saúde, e material de higiene. O Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), afirma que os estoques estão garantidos até o momento na unidade, mas que abriu um edital para receber doações de empresas e pessoas físicas.

"O Hucam está se antecipando com esses editais de chamamento público para doações de pessoas físicas e jurídicas. Os editais estão disponíveis no nosso site hucam.ebserh.gov.br. São itens prioritários, tanto da parte de equipamentos de proteção individual, como luvas, máscaras, aventais e toucas, até insumos voltados para a higienização hospitalar, principalmente a limpeza de superfícies, como detergente ou até mesmo álcool em gel. Para se ter uma ideia, nosso consumo de álcool em gel está em torno de 20 litros por dia", destacou o gerente administrativo Hucam, Maroun Simão Padilha.

O Ministério da Saúde criou uma estatística para medir como está a contaminação pelo Novo Coronavírus nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. A média nacional de incidência é de 2,7% para cada grupo de 100 mil habitantes. Com base nessa média, o Espírito Santo está na 10ª colocação, numa situação que não é considerada entre as mais preocupantes. 

O Espírito Santo tem, até o momento, 227 casos confirmados do Novo Coronavírus, segundo boletim mais recente divulgado pela Sesa, nesta terça-feira (07). Desse total, 38 pacientes já estão curados, 146 estão em isolamento residencial e 37 estão internados, sendo 24 em UTIs. Seis mortes foram confirmadas e um óbito segue em investigação.

Por meio de nota, a Sesa informou que os hospitais do Estado têm equipamentos de proteção individual. Ainda segundo a secretaria, a compra de mais itens está em andamento, de acordo com a necessidade.

Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/Record TV

Pontos moeda