CORONAVÍRUS

Geral

Coronavírus: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana e Alfredo Chaves estão em alto risco

Casagrande apresentou divisão de cidade em grupos de risco

Viviane Lopes de Souza Henriques de Azevedo

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Espírito Santo possui 1099 casos da covid-19, sendo 30 mortes

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, divulgou na tarde deste sábado (18), em uma coletiva transmitida pelas redes sociais, que os municípios capixabas serão divididos em três grupos de risco para o coronavírus: baixo, moderado e alto.

Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana fazem parte da lista de cidades que se encontram em situação de alto risco, sendo que os dois últimos municípios foram incluídos nesse grupo por fazerem parte da Região Metropolitana e pela dificuldade de controlar a interação social de seus moradores com dos demais municípios vizinhos.

O município de Alfredo Chaves, que fica no Sul do ES, aparece entre os de alto risco por conta do coeficiente de incidência acumulado de casos da covid-19, que é calculado pela média de casos a cada 100 mil habitantes. A cidade apresenta 12 casos confirmados, não apresentou mortes até agora e possui cerca de 14.600 habitantes segundo o IBGE.

Vitória é a 6ª capital brasileira com maior incidência da doença. O nível de risco em que uma cidade se encontra segue a metodologia do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde. Municípios que estiverem abaixo da média de casos do Estado, estarão no Risco Baixo (Verde); os que estiverem até 50% acima da média do Estado estarão no Risco Moderado (Amarelo) e os que estiverem acima dos 50% da média do Espírito Santo estarão no Risco Alto (Vermelho). 

De acordo com o governo do estado, esse novo critério adotado serve para evitar que o sistema de saúde não fique sobrecarregado. Colocando os municípios em grupos, tornaria mais fácil as decisões para a manutenção do isolamento social e controle da mobilidade para assim tentar diminuir o avanço do coronavírus. Dessa forma, depois de colocados em grupos, cada município deve seguir  as orientações previstas no Mapa de Gestão de Risco, que foi desenvolvido pelo Centro de Comando e Controle (CCC) da Covid-19 com base nos dados dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde (Sesa).

De acordo com o último dado divulgado pela Secretária de Estado da Saúde (SESA), neste sábado são 1099 casos no Espírito Santo, com 30 mortes e 188 pacientes curados e 70 pacientes internados em UTI e mais 43 em enfermaria, juntando a rede pública e privada.







Pontos moeda