CORONAVÍRUS

Geral

Município do ES vai utilizar ambulância tecnológica com cápsula de isolamento para coronavírus

O equipamento evita que o paciente tenha contato e transmita o vírus para os profissionais da saúde

Foto: Divulgação / Aracruz

O município de Aracruz, no Norte do Estado, será a primeira cidade do Espírito Santo a contar com uma ambulância avançada, equipada com uma cápsula de proteção em aerossol, para remover com segurança os pacientes com coronavírus, sem que haja risco de transmissão para trabalhadores da saúde.

Fabricada em PVC não tóxico de alta qualidade, a cápsula faz a filtragem constante do ar através de um exaustor, evitando que este ar seja exposto dentro da ambulância e nos espaços por onde a maca encapsulada se desloca durante o transporte do paciente até os leitos de tratamento. 

A câmara possui acessos para a passagem dos cabos de equipamentos e monitores, bem como os dutos para respiradores mecânicos.

Segundo a prefeitura da cidade, os estudos para criação da cápsula se basearam em um equipamento semelhante usado em aeronaves no deslocamento de pacientes com doenças infecciosas respiratórias potentes. Para facilitar o manuseio por parte dos profissionais de saúde, a cápsula ganhou uma estrutura mais resistente se comparada ao equipamento usado no transporte aéreo.

A ambulância equipada com a cápsula possui também os instrumentos básicos de uma UTI móvel, entre eles, respirador mecânico, cardioversor (desfibrilador), monitor multiparamétrico, bomba de infusão contínua de medicação, oxímetro (aparelho que mede a saturação do oxigênio no sangue e verifica os batimentos cardíacos), entre outros instrumentos necessários ao socorro do paciente.

“Esta ambulância é resultado de vários estudos e pesquisas e está sendo indicada por médicos sanitaristas para ajudar no transporte de pacientes, mantendo a segurança dos profissionais de saúde. Aracruz é o primeiro município a contar com o veículo e com uma Central de Ambulâncias própria”, declara a secretária de Saúde, Clenir Avanza.

Coronavírus no ES

O número de casos confirmados do novo coronavírus no Espírito Santo subiu para 1.607. Até às 18h04 desta sexta-feira (24) foram contabilizadas 47 mortes. No total, são 409 pacientes curados da doença. 

Em Aracruz, são 13 casos confirmados, segundo a Secretaria de Estado de Saúde.



Pontos moeda