• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Prefeitura de Cachoeiro elabora projeto de lei e garante retorno de professores às escolas

Geral

Prefeitura de Cachoeiro elabora projeto de lei e garante retorno de professores às escolas

Município anunciou nesta quinta-feira, a demissão de 1.391 professores em designação temporária e 146 estagiários, por conta da crise financeira causada pelo coronavírus

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, informou na  noite desta quarta-feira (15), que os 1.391 professores em designação temporária e 146 estagiários, que atuavam na Secretaria de Educação, demitidos hoje, vão retornar ao trabalho após o  fim da suspensão das atividades escolares devido à pandemia do novo coronavírus. 

A justificativa do município para os cortes se deu ao "ajuste financeiro" em decorrência do enfrentamento ao coronavírus.

O prefeito da cidade, em nota, se comprometeu a recontratar os servidores assim que as atividades forem restabelecidas.

“Estamos comprometidos com o retorno desses servidores ao trabalho; o projeto é apenas para dar uma maior garantia a esses profissionais, que são essenciais na prestação de serviços à educação. Não temos dúvidas que os vereadores terão a mesma sensibilidade e votarão a favor”, explicou Victor Coelho.

Ainda de acordo com o prefeito, a instabilidade financeira põe em risco a folha de pagamento dos servidores efetivos. "Os professores em designação temporária são aqueles que não prestaram concurso público, portanto, em razão da falta de estabilidade, estão passíveis de desligamento e exoneração quando não estão realizando os serviços e, principalmente, num momento de grave crise financeira", disse.

O prefeito também garantiu que os serviços essenciais são prioridade e assim que a crise passar "os profissionais da educação voltarão aos seus devidos cargos”, concluiu.

Segundo o município, um projeto de lei, elaborado visando alterar a atual lei de contratação temporária, deve ser encaminhado à Câmara Municipal nos próximos dias. 

Leia também: Prefeitura de Cachoeiro demite 1.391 professores alegando ajuste financeiro por conta da pandemia